CULTURA E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME
Tese: CULTURA E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MariaGuimaraes • 14/10/2013 • Tese • 321 Palavras (2 Páginas) • 570 Visualizações
APRESENTAÇÃO
O seguinte trabalho apresenta a importância de analisarmos o filme Tropa de elite, não meramente como um filme violento demais, mas como um demonstrativo das questões sociais, tais como: desigualdade social, tráfico de drogas, corrupção nas instituições do Estado, a violência policial que se dá através de tortura, fato este que relacionamos com a herança cultural da época da ditadura militar.
Podemos ainda observar, a hipocrisia da burguesia, tudo isto bem apresentada nas cenas, como também sob a narrativa do personagem Capitão Nascimento, ora representado pelo ator Wagner Moura.
JUSTIFICATIVA
O filme Tropa de Elite, deriva do livro “Elite da Tropa” mescla fatos verídicos com ficção, retratando de forma bem verdadeira a corrupção na polícia militar do Rio de Janeiro, bem como, as questões sociais presentes naquela localidade.
1. CULTURA E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME
Para definirmos cultura, podemos utilizar vários conceitos, dentre eles: Cultura é o complexo que inclui conhecimento, moral, arte, lei, crenças, hábitos, costumes e a capacidade que o homem adquire sendo membro da sociedade: faz parte da cultura do homem algumas manifestações artísticas tais como: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita,, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
No filme Tropa de Elite, a cultura é representada pelo funk (música e dança), que é uma “marca” daquela comunidade.
As músicas do inicio do filme, soam como uma espécie de “hino”, dos traficantes e do próprio BOPE. Estes “hinos” relatam a rivalidade entre os grupos, podemos observar ainda, pela letra Morro do Dendê, que existe um déficit na alfabetização.
“Morro do Dendê é ruim de invadir
nois com os alemão
vamo se divertir
porque no Dendê eu vou dizer como é que é
aqui não tem mole nem pra D.R.E
Pra subir no morro até o BOPE treme
Não tem mole pro exercito, civil, nem pra PM...”
O BOPE revida com seu “hino”, avisando que não desistirão: “Tropa de Elite, osso duro de roer, pega um, pega geral, também vai pegar você...”
...