Os Usos Culturais Da Cultura
Pesquisas Acadêmicas: Os Usos Culturais Da Cultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonardosilvasc • 21/9/2013 • 292 Palavras (2 Páginas) • 488 Visualizações
OS “USOS CULTURAIS” DA CULTURA
No texto Meneses destaca o fato de que a cultura não é algo que se dá fora da vida social, mas sim um fato presente e que se incorpora à vida social. A nossa própria sociedade construiu conceitos definidores da cultura que a restringem e deformam, desqualificando usos e funções culturais que não se encaixem num determinado padrão valorizado socialmente. Ele afirma que a cultura relaciona-se intrinsecamente "ao universo do sentido”, ou seja, toda sua problemática está ligada à produção, circulação e uso que se dá às significações que ela comporta. A cultura abarca manifestações materiais e imateriais e se sustenta no empirismo da vida cotidiana, não podendo ser dissociada dela, sob pena de perder seu sentido.
"Cultura: escolha, sentido, valor”
Destaca que a cultura está, impreterivelmente, condicionada pelas escolhas que cada indivíduo faz no seu dia a dia. A possibilidade de arbítrio individual e coletivo no campo da cultura é o fator responsável por sua heterogeneidade e sua diversidade, mesmo que dentro de um determinado grupo social ou, então, entre grupos sociais ou sociedades localizadas em pontos diferentes do tempo e do espaço. Sabemos que é característica do ser humano a instabilidade e a transformação constante de seus padrões culturais, em qualquer área de sua existência cotidiana.
No texto Meneses cita o exemplo da alimentação: se não houvesse a variabilidade de culturas, o ser humano estaria fadado a ingerir o mesmo tipo de alimento em qualquer ponto da face da Terra. As necessidades existentes nas sociedades humanas são determinadas culturalmente, o que significa, também, que ao se advogar o direito inerente que todo ser humano tem à cultura, defende-se a não homogeneização cultural, pois o direito à cultura é, em síntese, o direito à diferença.
...