CUSTO CONJUNTO: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE PALMITO
Ensaios: CUSTO CONJUNTO: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE PALMITO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: siany • 16/5/2014 • 344 Palavras (2 Páginas) • 482 Visualizações
Há no mundo empresarial uma crescente preocupação em colocar no mercado de consumo produtos e serviços que sejam bem aceitos pelos consumidores. Para isso, as empresas desenvolvem estudos sobre diversos fatores tais como: o que produzir, quais diferenciais do seu produto ou serviço em comparação com os da concorrência, os custos desse produto, para quem vender e, a que preço vender. Nesse contexto, pode-se afirmar que uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas está, justamente, no reconhecimento do seu custo de produção. Essa tarefa torna-se ainda mais complexa nas entidades cooperativas, principalmente quando existem etapas de produção conjunta.
Observa-se, em muitas cooperativas, a utilização de um mesmo complexo industrial, maquinário e, ás vezes, da mesma matéria-prima e mão-de-obra para a elaboração de diferentes produtos. Todavia essa forma de produção requer grandes atenções por parte dos gestores e demais profissionais responsáveis pela contabilização, pois a alocação de custos indevidos a um determinado produto pode alterar seu resultado econômico significativamente o que, consequentemente, afetará a distribuição de sobras aos cooperados.
Nas cooperativas, a expressão sobras líquidas representa o próprio lucro líquido. Elas são distribuídas como bonificação aos associados de acordo com as operações e negócios por eles realizados na instituição. Dessa maneira, depara-se com a seguinte problemática: o emprego dos diferentes métodos de distribuição dos custos conjuntos pode influenciar os resultados econômicos de cada produto?
O estudo em questão tem por finalidade a demonstração dos diferentes métodos de aplicação dos custos conjuntos e a comparação dos resultados obtidos, através desse procedimento, com os apurados pela empresa analisada. Também objetiva uma melhor percepção de: sociedade cooperativa, abrangendo as eventuais vantagens e desvantagens de ser um cooperado; características da atividade do palmito; critérios de classificação dos produtos de uma produção conjunta.
O presente trabalho está organizado em cinco capítulos. O primeiro apresenta os aspectos introdutórios os quais buscam contextualizar o problema e os objetivos do estudo. Na sequência encontra-se a revisão da literatura, a metodologia empregada, a descrição e análise dos dados e, por fim a conclusões da pesquisa fundamentada na literatura estudada e nos dados fornecidos pela empresa analisada.
...