Caso Concreto 3_Primeiro Período_Fundamentos Das Ciências Sociais
Dissertações: Caso Concreto 3_Primeiro Período_Fundamentos Das Ciências Sociais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 201411111 • 10/6/2014 • 676 Palavras (3 Páginas) • 357 Visualizações
Leia o trecho abaixo e responda as questões propostas.
O Dia de Finados no México é festejado de uma maneira muito interessante e peculiar.
Apesar de cada um possuir suas características bastante distintas, católicos, espiritualistas, indígenas e outros grupos se unem com o mesmo objetivo: participar da festa na qual se crê que os mortos vêm a terra para celebrar, comer, beber e cantar com seus amigos e familiares, os quais os contemplam com oferendas de alimentos e bebidas, comumente consumidos pelos mortos enquanto vivos. A festa acontece normalmente no cemitério e as caveiras ocupam uma parte importante. É possível vê-las adornando lojas, ruas, estabelecimentos públicos e privados. Umas são delicadas, outras brincalhonas; umas andam de bicicleta e outras ainda são o retrato do típico mexicano: os longos bigodes, e a famosa tequila nos braços. Mas o que intriga e impressiona, é que todas têm em comum o mesmo semblante engraçado e feliz, a essência da morte é vista por eles como uma brincadeira?
(Texto adaptado do site: http://www.pime.org.br/mundoemissao/culturaculfinados.htm)
1 - Compare a experiência Mexicana do Dia de Finados com os nossos costumes.
2 - A partir da nossa cultura, como se expressaria uma postura etnocêntrica com relação ao dia de finados no México?
3 - Interprete o significado do Dia de finados no Brasil e no México e relativize a postura etnocêntrica apresentada na questão 2.
RESPOSTA 1
O Dia de Finados no México é celebrado com festa, pois, eles veem esse dia como um dia em que os mortos voltam para “perto” e por supostamente estarem mais próximos dos vivos, seria um belo motivo para celebração. Já aqui no Brasil é bem diferente, pois, tradicionalmente é um dia reservado para recordações, orações e lamentos por aquela pessoa que já se foi. Um exemplo claro desta afirmação é, no dia-a-dia corriqueiro do brasileiro, cheio de compromissos e afazeres, você consegue desligar-se da lembrança constante daquele ente que se foi e no dia de Finados com certeza não tem como o pensamento não ser dirigido para aquele ente querido, e assim, entristecer-se novamente. Ou seja, o México trata seus mortos como se possuíssem uma força sobrenatural do “outro lado” e fossem capazes de voltar ao “mundo dos vivos” e visitá-los nos dias de finados, tornando então, esta data feliz; e no Brasil é levado como um dia de recordações de alguém que já se foi e não vai mais voltar, tornando então, esta data triste.
RESPOSTA 2
Se expressaria com total estranheza, não saberia como lidar com o acontecimento e talvez até agisse com algum tipo de preconceito.
RESPOSTA 3
Está data no Brasil é tida como dia de luto, já que é acreditado por motivos lógicos, de que nunca mais veremos as pessoas que faleceram, a não ser em sonhos. Também é acreditado que não podemos nos aproximar de suas almas em dia quaisquer, já que não há comprovação científica do ser abstrato “alma” e muito menos que esta, pode se comunicar com os seres vivos, isto, para a maioria dos brasileiros. No
...