Caso Schincariol
Ensaios: Caso Schincariol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Digotrevours • 14/5/2014 • 589 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
A grande necessidade de conquistar a preferência do cliente faz com que alguns vendedores transgridem a ética distorcendo fatos e omitindo informações relevantes. Enfrentar uma concorrência acirrada leva alguns vendedores a exagerar nas vantagens da sua oferta. Isso também pode ser antiético se a crença nesses exageros resultar em prejuízo para o cliente.
A competitividade traz melhorias contínuas, mas o excesso bem como a grande cobrança na área comercial pode influenciar na prática de ações desleais perante alguma parte do sistema. O grande desafio dos Gestores é saber dosar até que ponto se pode chegar numa negociação para que não afete a corrente ética estabelecida. Outro importante requisito é de se atentar em conhecer os princípios éticos dos profissionais que contratam.
Ser digno é ser merecedor de respeito e deferência e ter a importância devida nas suas relações sociais e profissionais. O contabilista não deve abdicar do direito a sua honra e respeito, devendo manter comportamento solidário com os movimentos de defesa da dignidade profissional, seja propugnando por remuneração condigna, seja zelando por condições de trabalho compatíveis com o exercício ético-profissional da contabilidade e seu aprimoramento técnico.
VIII – concorrer para a realização de ato contrário à legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção;
A meu ver, a mais nobre dentre as diversas finalidades da contabilidade é a prestação efetiva e verdadeira de informações para a tomada de decisões por parte daqueles que utilizam os demonstrativos contábeis. Desta forma, não há perversão maior cometida contra a contabilidade do que um demonstrativo inidôneo, falso, que objetiva exclusivamente falsear a verdade dos fatos. Este tipo de procedimento a torna vulnerável sob o aspecto da credibilidade junto aos usuários e a Sociedade em geral.
2.1.1.1 O comportamento do Contador, diante das fraudes efetuadas pela Schincariol.
VI – renunciar às funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou empregador, a quem deverá notificar com trinta dias de antecedência, zelando, contudo, para que os interesse dos mesmos não sejam prejudicados, evitando declarações públicas sobre os motivos da renúncia;
Fraude pode ser entendida como uma forma de obter vantagem injusta sobre outrem seja por ação ou omissão, por meio de conduta intencional ou má-fé. Tanto o ato de fazer, quanto o ato de deixar de fazer, caracteriza fraude. Os motivos que podem levar uma empresa a fraudar suas demonstrações contábeis são diversos, Cohen e Felson (1979) destacam três: a motivação dos fraudadores, a presença de alvos disponíveis e, por fim, a inexistência de proteção (controles e sistemas), formando, assim, o Triângulo da Fraude (Fraud Triangle).
2.2 Penalidades
O contador que desrespeitar o Código da Ética além de sofrer implicações civis e penais, dependendo da gravidade poderá ser penalizado com ações que vão de perda dos direitos de exercer a profissão até a reclusão.
As normas existem para serem cumpridas e aqueles profissionais que infringirem as determinações expressas poderão
...