Caso Schincariol
Artigo: Caso Schincariol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cilda • 17/6/2014 • 1.800 Palavras (8 Páginas) • 237 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
As organizações estão buscando se sobressair ou pelo menos se manter no mercado competitivo atual, e procuram fazer uso de fontes confiáveis de informações para a tomada de decisões, fazem uso de ferramentas cada vez mais sofisticadas, de sistemas de informações, contudo, especialmente utiliza-se de uma fonte de informações que no decorrer dos tempos, tem se tornado fundamental para o avanço e continuação dessas empresas no mercado, chamada de Contabilidade Empresarial.
O presente trabalho tem por objetivo contextualizar informações ligadas a contabilidade e administração. Buscando informações em publicações em livros, revistas, sites ou outro meio de informação, para conceituar e explicar algumas terminologias.
Portanto, o presente trabalho é importante para o enriquecimento do vocabulário acadêmico, bem como, aprendizado da mesma.
A revisão bibliográfica traz opiniões e conceitos de autores que contribuíram para complemento de informações. Cada autor citado encontra devidamente referenciado na capitulo de referencias.
Nas considerações finais estão dispostas as ideias principais que foram discutidas ao longo do trabalho e as conclusões a respeito do assunto.
2 CONTABILIDADE NO CONTEXTO EMPRESARIAL
A Contabilidade Empresarial sendo uma ferramenta de gestão contábil e administrativa possibilita ao administrador (gestor) planejar de maneira fundamentada as suas ações futuras em prol de melhores resultados da empresa, fazendo uso de um conjunto de dados que foram antecipadamente informados e registrados pela contabilidade, e que servem de assistência as decisões dos gestores (FERNANDES & STEFANELLO, 2012).
Para Cruz (1995) o campo de aplicação da Contabilidade compreende todas as entidades econômicas administrativas, incluindo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias etc.
O momento atual que estamos vivendo é a Era da Informação, e a contabilidade permite, no mundo dos negócios, que as empresas estejam inseridas no mercado competitivo, através das informações geradas e registradas. A contabilidade organizada é imprescindível na realização de negócios entre as empresas e com o Governo, através da participação em contratos e em licitações, entre outros colaboradores.
2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
O conceito inicial de funções administrativas foi desenvolvido por Fayol na Teoria Clássica, que deu ênfase nos princípios gerais da administração, que são: planejamento, organização, direção e controle (CHIAVENATO, 2000).
O autor citado acima resume essas funções no quadro 01, como segue:
Quadro 01. Resumo das funções administrativas.
PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE
• Definir missão;
• Formular objetivos;
• Definir Planos para alcança-los;
• Programar atividades. • Definir trabalho;
• Designar as atividades;
• Agrupar as atividades em órgãos e cargos;
• Alocar. • Designar pessoas;
• Coordenar esforços;
• Comunicar
• Motivar;
• Liderar;
• Orientar. • Definir padrões;
• Monitorar o desempenho;
• Avaliar o desempenho;
• Ação corretiva.
Fonte: Chiavenato (2000).
O conceito de função administrativa teve várias mudanças cada teoria administrativa buscou dá ênfase a uma variável, omitindo ou desprezando todas as demais. Para Garcia e Bronzo (2000) as teorias surgem em conformidade com os contextos históricos em que estão inseridas, dando ênfase aos problemas mais relevantes da época em quem foram fundamentadas.
A primeira Escola foi a Clássica, que deu ênfase nas tarefas, desenvolvida por forma de crítica ao defendido pelas teorias anteriores. Logo depois surgiram as teorias Comportamentais, e posteriormente, a Teoria Neoclássica surgiu unindo os pensamentos de quase todas as outras teorias prévias.
As funções administrativas auxilia a administração na sua gestão, e fazendo uso da contabilidade, é possível contemplar o ciclo das funções. A contabilidade faz uso de ferramentas e conceitos para auxiliar a administração. Para maior conhecimento dos mesmos seguem conceitos de palavras técnicas utilizadas na contabilidade, bem como na administração em geral.
2.3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO
Para as pessoas não ligadas à Contabilidade, o significado da palavra “patrimônio” é bens, materiais ou não, de certa pessoa ou organização. Pois esse é o conceito simples, comum, genérico, tal como empregado nos dicionários da Língua Portuguesa.
Para os contabilistas o significado é bem mais amplo, como diz Kohama (2003) que patrimônio não se restringe ao sinônimo de bens, mas na concepção contábil, o patrimônio é constituído por elementos positivos, que são bens e direitos e os elementos negativos que são as obrigações ou dívidas.
A importância do estudo do patrimônio é discutida por Indícibus e Marion (2002, p.141) que diz: “O estudo do patrimônio é a espinha dorsal da Teoria da Contabilidade”.
Para Gil (1999) a Contabilidade subsidia o controle do patrimônio através da aplicação de suas técnicas e procedimentos, registrando todos os fatos possíveis de mensuração monetária que acontecem nos setores empresariais, administrativos, comercial, produção etc.,
2.4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS
As fontes de recurso podem ser provenientes de capital social ou de capital de terceiros que são integralizados a empresa.
Capital Social
O capital social para a contabilidade tem como conceito sendo a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de ações ou quotas realizadas na organização pelos proprietários ou acionistas. Segundo Marion (2009)
...