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Ciecias Sociais

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Por:   •  21/9/2014  •  3.849 Palavras (16 Páginas)  •  387 Visualizações

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FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.

Unidade I – A sociedade como objeto de estudo e os usos e abusos da cultura

1.1 A questão do conhecimento: senso comum e conhecimento científico.

1.2. A investigação cientifica da sociedade: as assim chamadas ciências sociais. Problemas sociais e sociológicos. Indivíduo e sociedade.

1.3. A análise antropológica da cultura. O método etnográfico, o etnocentrismo e o relativismo cultural.

1.4. Diversidade cultural e globalização. A emergência do multiculturalismo.

Unidade II – O contexto histórico da formação das Ciências Sociais e as teorias sociológicas clássicas: Sociologia Francesa e Sociologia Alemã

2.1. Iluminismo, Revolução Francesa e Revolução Industrial. Neocolonialismo e darwinismo social.

2.2. O positivismo de Auguste Comte. A lei dos três estados e a classificação das ciências. A influência do positivismo no Brasil.

2.3. A sociologia científica de Émile Durkheim (I). Os fatos sociais e suas características. Regras relativas à observação dos fatos sociais. Normalidade e patologia.

2.4. A sociologia científica de Émile Durkheim (II). Coesão, solidariedade e consciência coletiva. Morfologia social. Anomia.

2.5. A sociologia crítica de Karl Marx (I). Materialismo histórico e dialética. Estrutura, superestrutura e relações de produção.

2.6 A sociologia crítica de Karl Marx (II). Luta de classes, Ideologia e práxis. A relação Estado-sociedade na concepção marxista. A atualidade do pensamento marxista.

2.7. A sociologia compreensiva de Max Weber (I). Ciência e política. Os tipos de ação social.

2.8. A sociologia compreensiva de Max Weber (II). Os tipos ideais. As formas de dominação legítima.

Unidade III: - Temas contemporâneos da Sociologia

3.1. A produção das diferenças. Preconceito, discriminação e segregação. Preconceito racial e o mito da democracia racial brasileira.

3.2. Preconceitos de gênero e orientação sexual. Novos modelos de família. Nós e eles: a produção do estigma.

3.3. A vida nas grandes metrópoles: solidão na multidão. Olhares sobre a sociedade: desigualdade social e invisibilidade social. A lógica do consumo, a obsolescência planejada e a problemática socioambiental.

INDICAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

Livro: Sociologia: introdução à ciência da sociedade

Autor: COSTA, Cristina.

Editora: Moderna, SP

Ano: 2005

Edição: 3ª

IBSN: 85-16-04810-1

Capítulos, Introdução, 1, 2, 3, 4, 5 , 6 , 7 9, 10, 13 e 18

Livro: Ciências Sociais: para aprender e viver

Autores: MENDONÇA, Adalton, in BARROS, Marco Aurélio Nunes (coord.)

Editora: Lumen Juris, RJ

Ano: 2009

Edição: 1ª

IBSN: 978-85-375-0498-7

Capítulos: introdução, 1, 4, 5, e 8

1 AULA

1 - O conhecimento como característica do ser humano

O homem é o único animal que vive no mundo e pensa sobre o mundo em que vive. Ao pensar, ele formula explicações acerca da realidade e dos fenômenos que o cerca. Portanto, é no ato de pensar que o homem conhece a si e o mundo, manifestando isso através da linguagem.

Logos: lógica, razão, palavra, estudo > pensamento, linguagem, conhecimento, discurso.

Em resumo, logos significa palavra e estudo, ou seja, linguagem e pensamento ao mesmo tempo.

É interessante observar que linguagem e pensamento são coisas indissociáveis, não se pode conceber uma sem a outra.

O pensador fundamental da linguística Ferdinand de Saussure (1857 - 1913) escreveu que o pensamento seria amorfo se não existisse a língua. Isto é, falar e pensar, duas características essenciais do ser humano, são fenômenos que acontecem ao mesmo tempo.

Tomemos, então as seguintes definições:

- pensamento: capacidade de, ao articular acontecimentos, coisas e fatos, instaurar um sentido.

- linguagem: capacidade de tornar esse sentido manifesto.

"O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar". (Lupicínio Rodrigues)

Pode-se dizer, então, que as coisas não têm um sentido em si, os homens é que lhes dão sentido, através do pensamento e da palavra, que, sistematizados de alguma maneira, formam o CONHECIMENTO.

2 - Formas de conhecimento

A ciência é uma forma de conhecimento, não é? Mas será que sempre foi? É a única forma de conhecimento? Não, existem algumas formas de conhecer além da ciência. O homem sempre buscou expressar o conhecimento dos fenômenos da natureza e de si mesmo utilizando-se de outros tipos de linguagem que não a científica.

2.1. O mito

O mito é uma narrativa, uma fala, que contém em si diversas ideias. É uma mensagem cifrada, que não é entendida facilmente por quem não está dentro da cultura de que o mito faz parte.

O mito não é objetivo, assim como não se situa no tempo, fala das origens, sem, no entanto, referir-se ao contexto histórico. Trata de tempos fabulosos.

Os mitos dão forma e aparência explícita a uma realidade que as pessoas sentem intuitivamente.

O mito de São Jorge, por exemplo, tão fortemente presente na cultura popular brasileira, pode ser entendido como a representação de um desejo coletivo da presença do guerreiro, do vencedor de demandas e dificuldades. No imaginário popular do Rio de Janeiro mistura-se o santo católico com a divindade africana Ogum, o guerreiro

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