TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Dissertações: Ciencias Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Os anos 90 foram marcados pela introduçao e consolidação do neoliberalismo como diretriz econômica nacional.

O Governo de Fernando Collor foi marcado pelos fatídicos Planos Collor 01 e 02 (baseado até no confisco do dinheiro de brasileiros na poupança) que resultaram em uma taxa inflacionária exorbitante. Além dos planos, Collor iniciou um amplo processo de desnacionalização (PND - Plano Nacional de Desnacionalização) para privatizações de setores estratégicos como energia, transportes e industrias de base. O modelo Tripé foi abandonado, pois o Estado deveria ter um papel mínimo e a Iniciativa Privada um papel máximo. O padrão passou a ser de "Inserção Competitiva", o Estado passou a concentrar investimentos nas regiões mais desenvolvidas, deixando áreas pobres ainda mais desatendidas. A abertura econômica foi em uma escala gigantesca, as empresas estrangeiras invadiram o mercado brasileiro, melhorando muitos setores, mas provocando a falência de diversas empresas nacionais que não foram protegidas pelo Estado. A livre concorrência se transformou em diretriz. Os recursos naturais não seriam mais exclusividade da nação brasileira, mas poderiam, com as privatizações, ser exploradas pelo capital externo também. Collor também foi responsável pela assinatura do Tratado de Assunção que instituiu o Mercosul. Seu governo foi breve em função de escandalos sucessivos, tanto na vida pessoal como na vida política. Collor foi o primiero presidente impedido da história do Brasil. Em seu lugar, assumiu Itamar Franco, que fez um governo curto em que foi projetada a figura do ministro Fernando Henrique Cardoso com a criação do Plano Real.

O Governo de Fernando Henrique Cardoso aprofundou algumas medidas iniciadas por Collor, houve a consolidação do modelo Neoliberal. A abertura econômica se manteve e foi ampliada, a desregulamentação foi ampliada, diversas leis foram flexibilizadas (por exemplo, a trabalhista com a criação do contrato temporário de trabalho), as privatizações atingiram praticamente todos os setores e empresas estratégicas do país e o Brasil assinou diversos acordo internacionais de integração e comércio (por exemplo, ingressou para OMC - Organização Mudial de Comércio).

O governo FHC foi marcado pelo controle da inflação e estabilidade econômica, gerou as bases para o fortalecimento da econômia, embora tenha ampliado a dependência econômica e tecnológica em diversos setores.

O século XXI foi marcado pela eleição de Luís Inácio Lula da Silva. O Governo de Lula foi marcado pela continuidade de algumas políticas, mas mudança de rumos em outras. O país manteve-se aberto e integrado ao cenário econômico global, mas interrompeu o processo de privatizações e flexibilizações trabalhistas, por exemplo. Houve expressivo aumento de investimentos em programas sociais e de infra-estrutura, o Estado voltou a ser ativo na economia, embora não tenha ocorrido a estatização como estratégia de governo.

O Brasil fortaleceu setores estratégicos como o petrólífero. Aproveitou o bom cenário internacional para consolidar o desenvolvimento econômico e a posição de líder entre potências emergentes. Com isso, Lula elegeu sua sucessora: Dilma Roussef.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com