Ciencias Contabeis
Pesquisas Acadêmicas: Ciencias Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MagAnjos • 15/5/2014 • 1.076 Palavras (5 Páginas) • 436 Visualizações
1.3 A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.
A economia brasileira é diretamente influenciada pelas micros. O poder de negócios da microempresa no Brasil tem crescido assustadoramente, a tal ponto dela representa uma fatia muito grande no mercado de negócios. E não era por ser de menos importância, pois as microempresas empregam a maioria da população que exige, de certa forma, pouca experiência e escolaridade.
Destarte desse quadro micro-macro-negócio, a legislação veio para corroborar essa ascensão e melhor amparar os microempresários.
Vislumbramos a EIRELE, ME,SIMPLES Nacional que são mecanismos para melhorar a vida daquele que está começando seu empreendimento e precisa desse "empurrãozinho" da lei para se firmar e depois andar sobre seus próprios pés.
A contabilidade legal teve que adaptar ao amálgama das leis, livro-caixa hoje precisa de BP, DRE, razonetes, lançamentos e, análises.
1.4 OS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA.
A implantação de novos empreendimentos, assim com a avaliação daqueles já em funcionamento e projetos de desenvolvimento local tem como um de seus parâmetros a avaliação socioeconômica. Diagnósticos da dinâmica demográfica, processos migratórios, desempenho das atividades econômicas, estrutura urbana são elementos fundamentais.
1.5 CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL
No Brasil o sistema tributário influencia principalmente as operações das empresas, pois no caso do Brasil onde temos uma elevada carga tributária e um grau de complexidade alto na normatização tributária, um tema como planejamento tributário e de essencial importância para a competitividade das empresas. O tema planejamento tributário e atual e confuso. Há muitas discussões entre juristas e economistas sobre a legalidade do planejamento tributário e sua interpretação econômica.
Temos que diferenciar o que é evasão lícita (planejamento Tributário) de evasão fiscal ilícita (sonegação fiscal).No Brasil pouco se conhece sobre o tema. Das empresas de grande porte brasileiras apenas 41%1modernizam seus sistemas financeiros e conseguem melhor visualização de suas despesas tributárias, assim os 59% que não modernizam seus sistemas financeiros, têm grande dificuldade em notar onde poderia haver uma economia de tributos.
Como esse tema é de indispensável importância no atual momento da economia brasileira, analisamos um pequeno planejamento tributário feito nesse estudo de forma que um não planejamento tributário pode levar a inviabilização de uma atividade econômica no Brasil. Denomina-se carga tributária em referência ao custo que o funcionamento do Governo representa para a economia nacional. Convencionalmente, mede-se como o volume de tributos efetivamente ingressados aos cofres públicos, como uma percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) (que é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos na economia num período de, usualmente, um ano). Isto é:
Arrecadação Tributária Produto Interno Bruto. Mas esta definição não toma em conta o verdadeiro custo social que tem um imposto. A carga tributária se mede em termos consolidados; isto é, eliminam-se os pagamentos de impostos entre instituições governamentais. Isto se faz para não duplicar impostos. Não é assim no caso dos impostos pagos por empresas públicas, os quais são carregados ao preço dos serviços que prestam. Os tributos também podem ser classificados como diretos ou indiretos é isso e uma das principais preocupações na análise econômica.
1.5.1 INABILIDADES ADMINISTRATIVAS
As pequenas e médias empresas têm inúmeras dificuldades para se estabelecer em seus primeiros anos de vida. Sofrem por não conhecer direito o setor, por isso não sabem lidar com clientes ou por não dominar aspectos financeiros
...