TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Trabalho Escolar: Ciencias Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será falado um pouco sobre custos fixos e variáveis, as diferenças entre métodos de custeios, a formação de preços através de custos , o fundamento básico e o fundamento do ABC, oque é ponto de equilíbrio e ainda a importância das ERP nas organizações e para concluir falaremos um pouco sobre a contabilidade gerencial.

DESENVOLVIMENTO

CUSTO

Custo é o consumo de bens e serviços para a obtenção de outros bens e serviços, expressos em unidades monetárias. Classificam-se em variáveis e fixos.

CUSTOS VARIAVEIS

Os Custos Variáveis no comércio são todos aqueles ligados diretamente à mercadoria, variando de acordo com a quantidade de mercadoria adquirida e vendida.

Os Custos Variáveis de Aquisição são todos aqueles que compõem o preço de compra, sendo que é preciso extrair as informações das Notas Fiscais de compra, pois é ela que fornece o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o valor do frete,etc.

CUSTOS VARIAVEIS DE VENDA.

Estes custos são chamados de Custos Variáveis de Venda (CVV%) ou Custos de Comercialização (CC%) que são todos aqueles que incidem sobre o preço de venda em percentual, variando proporcionalmente à quantidade vendida.

Exemplo: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), PIS, COFINS, Contribuição Social, Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ),

Comissão Sobre Vendas, etc.

CUSTOS FIXOS

Custos Fixos que as empresas em geral têm: aluguel, água, energia, telefone, honorários contábeis, Pró-labore dos sócios + encargos sociais, salários + encargos sociais, materiais de escritório e de limpeza, IPTU, leasing, etc.

DIFERENÇAS ENTRE O CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL

Custeio variável: Apenas os custos variáveis são considerados, o resultado varia somente em função das vendas, não se utiliza métodos de rateio, os custos fixos são considerados come despesas e não como custo de produção, identifica a margem de contribuição unitária e global, importante para decisões há curto prazo.

Custeio por absorção: todos os custos de fabricação são considerados custo de produção, o resultado varia em função da produção e necessário utilizar o método de rateio muitas vezes arbitrário para atribuir os preços fixos aos produtos, não identifica a margem de contribuição , importante para decisões a longo prazo.

METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS

São três os possíveis métodos de análise e uso no processo de definição de preços, a saber: método baseado na concorrência; método baseado no valor percebido pelo consumidor e método baseado nos custos.

MÉTODO BASEADO NA CONCORRÊNCIA

Neste método a empresa não dá muita atenção a seus custos ou a sua demanda, pois tem na concorrência seu único referencial de preço. Este é o método mais simples, pois consiste basicamente em observar os preços praticados por concorrentes diretos e segui-los ou não de acordo com os objetivos traçados para a empresa.

MÉTODO BASEADO NO CONSUMIDOR

Através deste método o valor percebido pelo consumidor é tomado como parâmetro balizador do preço a ser cobrado pelo produto/serviço. O preço assim definido tem como característica principal o fato de ser ajustado/adequado ao valor percebido pelo seu público-alvo.

FORMAÇÃO DE PREÇOS BASEADA EM CUSTOS

Quando os preços são formados com base nos custos diz-se que são preços definidos “de dentro para fora”. Neste modelo de precificação, os custos exercem papel fundamental na tomada de decisão para formação do preço de venda devendo estar claro três itens para a formação do preço de venda, a saber: custo unitário, encargos tributários e margem de ganho desejado.

Unidades equivalentes de produção.

Quanto uma unidade em processamento equivale em relação a uma unidade totalmente acabada? A resposta a essa questão é dada através do percentual do grau de acabamento da unidade em processamento. Com a utilização do percentual de grau de acabamento é possível fazer uma equivalência entre as unidades que se encontram em processamento e essas mesmas unidades, considerando o momento em que elas estejam totalmente acabadas. Assim, em um determinado período, o montante de unidades equivalentes de produção corresponde ao montante de unidades em processamento convertidas em unidades prontas por meio da aplicação do grau de acabamento definido.

CONCEITO E FUNDAMENTO BÁSICO DO ABC

Cada vez mais a necessidade de informações relevantes tem se evidenciado e os métodos de custeio devem evoluir para atendê-las. O ABC surge como uma visão mais estratégica, incorporando novos conceitos de gestão antes ignorados pelos demais métodos. O Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista aos produtos e serviços. O ABC parte do princípio, de que não é o produto ou serviço que consome recursos, e sim, os recursos são consumidos pelas atividades e estas, por sua vez, são consumidas pelos produtos ou serviços.

PONTO DE EQUILIBRIO

Ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo. O ponto de equilíbrio é calculado das seguintes formas:

1. Ponto de Equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com