Ciencias Nos Dias Atuais
Dissertações: Ciencias Nos Dias Atuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: M3737 • 26/10/2013 • 642 Palavras (3 Páginas) • 487 Visualizações
Para os mais velhos, a maneira de aprender Ciências, Geografia, Artes, Língua Estrangeira, e todas as demais disciplinas do currículo, é diferente. Eles já são experientes e seus conhecimentos prévios devem ser o ponto de partida para propor um exame mais sistemático da realidade. "Não vale abordar um conteúdo de História do Brasil ou de Matemática só porque a escola pede. O desafio é formalizar o que o aluno conhece e mostrar o pensamento científico ou a teoria que sustenta este saber", defende Orlando Jóia, coordenador da EJA no Colégio Santa Cruz, em São Paulo.
Na hora de planejar as aulas de qualquer disciplina, o contexto também precisa ser respeitado e deve pautar a abordagem dos conteúdos. A professora Herik Zednik trabalha com formação de docentes que dão aulas para turmas da EJA na rede pública do Ceará.Alguns ensinam turmas de trabalhadores rurais, enquanto outros trabalham com alunos que moram em zonas urbanas. "Nesses casos, o ensino de geometria, por exemplo, é o mesmo, mas os exemplos usados deverão partir do cotidiano destes estudantes", explica. Ela sugere que o professor procure legitimar os conhecimentos dos alunos e aproveite esses saberes para desenvolver projetos interdisciplinares.
Abordagens possíveis no ensino de Ciências Humanas e Naturais
Roberto Catelli Jr., professor de História e coordenador da EJA na ONG Ação Educativa, em São Paulo, propõe que em História e Geografia o educador promova debates considerando que boa parte dos alunos já tem um emprego. Assim, conteúdos como a Revolução Industrial ou as teorias sobre métodos de produção podem ser trabalhados em conjunto com as relações de trabalho atuais.
Em Ciências, as crendices do senso comum sobre o uso de remédios ou a respeito da cura de doenças podem ser bons pontos de partida para discussões em sala. Se estes assuntos forem frequentes, o professor pode mostrar como os remédios são fabricados, explicar por que a automedicação é perigosa ou comentar a validade dos saberes sociais sobre a cura de doenças.
Para Catelli, independentemente do conteúdo ensinado, na hora de planejar as aulas o professor deve ter em mente que "o fundamental é encaminhar o aluno para a conclusão da Educação Básica e pensar que estudar pode mudar a vida deste adulto".
Música para ensinar História
Para ensinar os fatos históricos do Brasil no último século a alunos que têm entre 17 e 70 anos, a professora Maria Regina Silva, da CEMEJA Professor André Franco Montoro em Jundiaí (SP), usa canções da década de 1920 até os dias atuais. Junto dos alunos, ela está construindo uma linha do tempo, que será concluída no final do semestre. Nas aulas de Língua Portuguesa, as letras das canções ajudam os estudantes a reconhecerem o que já sabem e aprenderem a escrever novas palavras. Paralelamente, na hora de estudar História, a docente comenta o contexto em que as músicas foram produzidas.
Desta forma, a turma já estudouTenentismo, República Velha e os governos dos presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, usando como gancho músicas de Noel Rosa, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A professora discute com os alunos se eles lembram o que acontecia no país naquele período e pede que contem suas experiências.
...