TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigo: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 11

1 – CULTURA

Cultura é algo particular e exclusivo do ser humano, pois somente nós podemos criar cultura e através dela adquirimos nossos meios para viver em sociedade, mas também conseguiremos identificar a nacionalidade e a origem de um indivíduo pelo comportamento ou ações que esse indivíduo pratica. O fato de termos culturas distintas não significa que sejamos melhores ou piores que os outros, simplesmente vivemos em sociedades de culturas diferentes e conseqüentemente temos hábitos, valores e costumes que são adquiridos no processo de socialização através do nosso convívio social.

A Cultura é um conjunto de idéias, valores, manifestações artísticas, crenças, tipos de vestuário, culinária e outros elementos que os seres humanos preservam e transmitem pela herança social e não biológica de geração pra geração e assim forma-se a cultura de cada indivíduo dependendo do lugar e região onde vive. Dentro de uma sociedade podemos destacar diversos elementos interdependentes que criam o sistema cultural de uma sociedade como: traço cultural, complexo cultural, subcultura e padrão cultural.

2 – O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE

O homem não poderia ser considerado um ser racional se não tivesse uma vida social, se não participasse do convívio com as pessoas, aprendendo a falar, a adquirir costumes, conhecimento, absorver comportamentos e atitudes vivenciados no cotidiano com familiares, amigos e grupos com os quais se identificam, formando assim, sua base cultural. Os homens necessitem uns dos outros para o processo de socialização, essa socialização faz com que o indivíduo adquira personalidade própria na sociedade que se encontra e isso permitirá que o mesmo tenha uma identificação com seu grupo social. Os agentes que contribuem para esse processo de socialização são: a família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação em massa e grupos de referência, os símbolos sociais e heróis também ajudam nesse processo social, principalmente em sociedades complexas, mas o destaque mais importante o que cada indivíduo absorve de positivo do convívio em sociedade e da experiência adquirida por cada pessoa durante sua vida, com isso, formam-se os conceitos, normas e influências de maneira direta ou indireta para o crescimento social e moral de cada indivíduo. Cada ser humano ocupa de certa forma uma posição na sociedade durante sua vida, e isso faz a sociedade evoluir e os indivíduos conseguirem prestígio social, ou seja, status de maior ou menor posição na sociedade. Os indivíduos desempenham na sociedade vários papéis, seja, atribuídos ou adquiridos, algumas com mais êxito, outros nem tanto, mas cada um com a sua importância e seu valor para outros indivíduos e para a sociedade.

3 – OS SEGMENTOS SOCIAIS E NOSSA VIDA NO DIA A DIA

Primeiramente destacaremos alguns segmentos sociais como: as elites governamentais, o empresariado, os trabalhadores representados pelas suas entidades sindicais, estudantes, organizações não governamentais, etc.

A nossa vida em sociedade está diretamente ligada aos segmentos sociais, de forma direta ou indireta, por meio da participação ou simplesmente como espectadores desses segmentos. As elites governantes que representam nossa sociedade se preocupam mesmo é em defender seus interesses, seus correligionários e suas famílias e abandonam a saúde, a educação, a moradia e a segurança, que são os direitos básicos estabelecidos por nossa Constituição, o empresariado continua com a visão do lucro a qualquer custo, a ganância por maiores riquezas, sem preocupação alguma com a vida dos seus colaboradores, os trabalhadores representados por sindicatos cada vez mais elitizados, tornam-se reféns da necessidade do trabalho para manutenção de sua família em todos os aspectos, os estudantes cada dia mais despreparados para a vida e o mercado de trabalho tão concorrido nesse sistema capitalista, as ONGS têm contribuído em alguns setores como nos movimentos por moradias, luta por terras e na parte ambiental, mas outras defendem apenas interesses próprios e de países desenvolvidos.

Os governantes deveriam investir uma parcela maior do (PIB) na saúde que está tão deficiente, na educação básica principalmente, mas para isso é fundamental fiscalização, punição aos que não cumprem seus deveres e obrigações para com a sociedade e pelos reduzir a corrupção. As empresas através dos seus proprietários podem promover melhores condições de trabalho aos seus funcionários, melhor qualidade de vida, ampliar a capacitação e, sobretudo reconhecer como parceiro de desenvolvimento social. Os trabalhadores podem se qualificar e buscar novos métodos de aprendizagem cobrando engajamento das empresas da qual fazem parte, para assim, conseguir melhores condições sociais pra si e sua família. Os estudantes por sua vez devem buscar de todas as formas, ampliarem seus conhecimentos, não só acadêmicos, mas conhecer as desigualdades que existem bem perto de nós, seja elas, culturais e sociais. O terceiro setor precisa primeiro identificar o que realmente é importante e definir as prioridades que contribuam para melhor qualidade de vida da sociedade.

4 – O TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE

O filme retrata como o trabalho era executado nos anos 70, a situação trabalhista naquela sociedade, e as divergências entre as classes sociais, os que queriam produzir cada vez mais e os que precisam trabalhar cada vez mais para continuar mantendo seus empregos, pensando assim, em conquistas que trouxessem melhores condições sociais e de trabalho para todos os trabalhadores daquele período, e assim conseguiram.

O trabalho é necessário a todos nós, tendo em vista que dependemos dele para a nossa sobrevivência, manutenção da família, conquistar aquilo que almejamos, ou seja, consumirmos. Em relação ao contexto do filme as condições de trabalho tiveram muitos avanços com organizações sindicais e movimentos trabalhistas, o que ocasionou novas leis para as classes trabalhadoras internacionais e nacionais, mas existem condições semelhantes no que se refere às formas de produzir, de exigências em cumprir metas, trabalhadores que trabalham doentes e os patrões acham que estão fazendo corpo mole. Exemplos recente encontrados em frigoríficos goianos, a exploração em fazendas, etc.

A real situação de consumo só aumentou durante esses anos, esse é incentivado pelos governos, empresas e a sociedade que exige de nós que mostremos o que às vezes nem temos condições e necessidade de comprar, mas se vemos um vizinho adquirindo algo, logo queremos também. O governo incentiva o consumo para continuar arrecadando mais e manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com