Ciencias Sociais
Trabalho Universitário: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rejane2011 • 28/9/2013 • 1.666 Palavras (7 Páginas) • 401 Visualizações
Questionário de Ciências Sociais
1 – (valor 0,1) Para Émile Durkheim, muitos dos problemas que imaginamos pertencer aos campos da Biologia e da Psicologia pertencem à Sociologia. Relacione a teoria de Durkheim com a notícia veiculada pelo jornal “Correio Brasiliense”. Para responder esta questão, analise o texto “ Rússia identifica segunda mulher-bomba do metrô de moscou” da pagina 196 do caderno de atividades, disponível, on-line, no jornal O Correio Braziliense, publicado em 06/04/2010.
Na teoria de Durkheim ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou humano porque se tornou sociável, ou seja, capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. A este processo de aprendizagem ele chamou de socialização, a consciência coletiva no meio seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que para nos orientar como devemos ser sentir e nos comportar. E esse “tudo” ele chamou de “fatos sociais”, e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da sociologia. Quanto a teoria de Durkheim com a notícia do jornal Correio Brasiliense pode-se dizer que a mulher-bomba por ter nascida em um local com altos fatos terroristas foi influenciada pelos mesmos, ou seja, aprendeu hábitos e costumes no meio deste, mesmo tendo este grupo um aspecto negativo quanto à violência global.
2 – (valor 0,1) A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.
Entre os abalos sociais podemos citar: mais poluição, mais lixo, enfim, desde que se começou a industrialização o mundo polui mais o meio ambiente por causa das tecnologias vendem mais carro. moto e etc. E as pessoas compram mais aumentando assim o número de lixo nas ruas, nos rios, etc. As pessoas hoje em dia não precisam viajar para ver uma pessoa que está do outro lado do mundo, então isso tem um efeito global.
Com o aumento de gás carbônico dos veículos estamos cada vez superaquecendo o planeta as geleiras estão derretendo e isso terá um efeito no mundo inteiro, cidades inteiras vão desaparecer.
As pessoas estão estudando mais com isso taxa de natalidade cai pois quanto maior o grau de escolaridade menos filhos as pessoas tem, ascenção social antigamente quem era pobre morria pobre, hoje não você tem várias possibilidades de correr atrás e subir na vida. As pessoas cada vez mais precisam se aperfeiçoar pois com as novas tecnologias precisam de mão de obra qualificada.
3 – (valor 0,1) Analise os versos da música “É”, de Gonzaguinha:
...
É!
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação...
...
Relacione o verso da música “A gente quer viver uma nação. A gente quer é ser um cidadão” com os canais institucionalizados que permitem aos indivíduos exercerem a cidadania e interferirem no planejamento governamental.
”A gente quer viver uma nação. Agente quer é ser um cidadão”.
Este trecho da música refere-se ao desabafo do povo frente ao governo. A população que viver uma nação, ou seja, quer opinar, ser respeitada não somente na hora do voto mas sempre, para que se tenham não se tenham só leis no papel, para que as mesmas possam ser usadas na prática garantindo uma melhor qualidade de vida.
4 – (valor 0,1) Por que o PIB NÃO é um indicativo de desenvolvimento econômico?
Porque é muito relativo, ou seja, o significado desse indicativo em resumo é o aumento do volume de bens e serviços à disposição da população, e isso depende muito da renda de cada pessoa, consequentemente dependendo da renda será o consumo da mesma e seu usufruto.
5 – (valor 0,1) Observe o fragmento da música “Ideologia”, de Cazuza e Frejat:
...
Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do “Grand Monde”...
...
No verso “aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo, agora assiste a tudo em cima o
muro” analise o papel do pesquisador social no contexto da música.
Isso significa que para o pesquisador social que a juventude é o futuro, mas se não lhe dão ou não lhe garantem oportunidades com direitos, educação, saúde, enfim, se o governo não lhe permite ter uma juventude sem crimes, sem jovens se perdendo nas drogas por exemplo, resta aos jovens olhar o mundo em cima do muro como diz a música, mesmo tendo eles a ganância de mudar para melhor a sua realidade, o governo deveria ser um alicerce para usufruir das idéias juvenis para melhorar a cidadania.
6 – (valor 0,1) Relacione os termos xenofobia, etnocentrismo e estereótipo.
Xenofobia: é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que veem de fora do seu país.
Etnocentrismo: segundo o qual a visão ou avaliação que um indivíduo ou grupo de pessoas faz de um grupo social diferente do seu é apenas baseada nos valores, referências e padrões adotados pelo grupo social ao qual o próprio indivíduo ou grupo fazem parte.
Estereótipo: é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida no ocidente sendo um grande motivador de preconceito e discrimanação.
7 – (valor 0,3) A partir
...