Ciencias Sociais
Casos: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wender1000 • 12/11/2013 • 520 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
consumir muito também sabem poupar e reinvestir seus lucros para acumular mais riquezas. Vale ressaltar que o nosso próprio sistema econômico nos leva a isso trabalhar para consumir, por isso que a maioria da população só tem o dinheiro ou a moeda como meio de sobrevivência não podendo assim fazer acumulo de riqueza para procurar melhores condições de sobrevivência, como moradia segura, saneamento, acesso a serviços de saúde melhores, tudo isso além do sistema depende também da administração publica que deve oferecer caminhos para diminuir a desigualdade social, afinal nenhum país desenvolvido apresenta níveis muito pequenos referente a sua pirâmide social. Então podemos dizer que o progresso de um país depende também do progresso de sua sociedade.
Exploração do Meio Ambiente
Diante do documentário, Pajerama, e dos artigos tirados do estatuto do índio listados abaixo e dos argumentos elencados, tomamos ciência do tamanho da falta de responsabilidade, respeito e amor à natureza e ao povo indígena que são os primeiros habitantes do nosso território, tiramos suas vidas, ao tirarmos seu habitat e seu desenvolvimento cultural e familiar. Isso nos leva a pensar como esta sendo nosso progresso ao longo desses últimos anos e como nosso planeta vem sendo castigado, embora tenhamos sentido os efeitos dessa devastação, continuamos a progredir de maneira equivocada e trágica e desumana, ao destruir a natureza e tirar a vida social e cultural dos índios. Em tese a lei da total apoio e proteção, mas na pratica essa lei ficou no esquecimento e no abandono total de sua aplicação.
Art. 1º Esta Lei regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional.
Parágrafo único. Aos índios e às comunidades indígenas se estende a proteção das leis do País, nos mesmos termos em que se aplicam aos demais brasileiros, resguardados os usos, costumes e tradições indígenas, bem como as condições peculiares reconhecidas nesta Lei.
Art. 2° Cumpre à União, aos Estados e aos Municípios, bem como aos órgãos das respectivas administrações indiretas, nos limites de sua competência, para a proteção das comunidades indígenas e a preservação dos seus direitos:
V - garantir aos índios a permanência voluntária no seu habitat, proporcionando-lhes ali recursos para seu desenvolvimento e progresso;
Os pontos críticos: -A falta de respeito para com os povos indígenas.
-O habitat desses povos está sendo invadido pelas grandes metrópoles.
-Nosso estilo de vida consumista capitalista, sem responsabilidade e como é inseguro o nosso futuro.
-Pena que o ser humano está destruindo tudo que ganhou.
-Constatamos a ameaça que nos tornamos para o planeta.
Considerações finais
As ciências sociais é muito importantes para entendermos todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso —,compreendemos que
...