TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigo: Ciencias Sociais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1

2. DESENVOLVIMENTO 1

2.1 CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE 1

2.2 TRABALHO,CONSUMO E SOCIEDADE QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL? 3

2.3 DESIGUALDADE SOCIAL 4

2.4 EXPLORAÇÕES DO MEIO AMBIENTE 7

3. CONSIDERAÇÕES GERAIS 8

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 8

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo de mostrar sobre a temática das Ciências Sociais os significados de cultura, indivíduo e da sociedade, as realidades da vida cotidiana como a desigualdade social e a relação com os fundamentos sociológicos, as formas de organização social, suas transformações e expressões. O trabalho, o consumo e a sociedade, as interações sociais na desigualdade social. É apresentado também um resumo sobre a exploração do meio ambiente.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

CULTURA:

ORIGEM - A cultura está ligada a uma determinada sociedade, nação ou povo, do viver coletivo, dos costumes, hábitos,como pensamos, agimos e sentimos e também das tradições. Os historiadores e sociólogos estão sempre em busca de explicações para a formação de um povo que se da através de diversidade cultural de uma determinada região ou nação.

COMPORTAMENTO - Na cultura temos tudo o que as diferentes raças e etnias possuem na vida social, como as leis que regem um determinado país, como a moral, educação, as crenças, e temos também as expressões literárias e artísticas, os costumes e hábitos. Resumindo assim no geral que é totalizado no comportamento individual e coletivo de cada grupo, sociedade, da nação e de cada povo.

TRANSFORMAÇÕES - As mudanças culturais acontecem com a junção de uma ou mais culturas e com o contato são alterados e agregados outros traços culturais de ambos. Quando a mudança ocorre é incorporado outros costumes que são aceitos e convencionados na sociedade.

INDIVÍDUO:

CONCEITO – No campo da lógica e da filosofia existem diversas questões para definir indivíduo, que é um o termo com origem no latim “individuus” e se refere aquilo que não pode ser dividido, tratando-se de uma unidade independente ou uma unidade elementar. O indivíduo é um ser social, ele se coloca em contato com a natureza e com os outros homens, porém ao dominar a natureza para satisfazer as suas necessidades e para sobreviver eles criam novas necessidades materiais ou espirituais e sociais.

VIDA SOCIAL--A vida na sociedade do ser humano é cheia de contradições, tensões e explosões, cada indivíduo esta preso aos formalismos de cada ocasião como trabalho, desemprego, festa e demais, com tudo isso o indivíduo tem uma forma de vida um pouco restrita de funções e de comportamentos sendo cada função exercida de uma pessoa para outra.

CARACTERÍSTICAS – O conjunto das características psicológicas que afeta a maneira como o indivíduo interage com o ambiente é chamado de personalidade, que é formada de acordo com as situações que a pessoa enfrenta e tudo o que ocorre com a pessoa influência na formação da personalidade. O comportamento de um indivíduo é com base sempre em busca de satisfazer as necessidades e suas características que são desenvolvidas ao longo dos períodos se manifesta quando existe uma interação do indivíduo com o meio.

SOCIEDADE:

CONCEITO - A sociedade implica na relação e no vinculo econômico, familiar, político e etc. O indivíduo depois que nasce e durante toda a sua vida faz parte de diversas instituições ou sociedades:

a) Por indivíduos ligados por parentesco;

b) Por interesses materiais;

c) Por objetivos espirituais.

GRUPOS SOCIAIS – Os grupos sociais ingressam:

d) Na sociedade de natureza religiosa;

e) Na sociedade de natureza cultural;

f) Na sociedade criada pelo próprio indivíduo;

Os grupos sociais podem ser:

g) Sociedades com fim lucrativo;

h) Sociedades com fim profissional;

i) Sociedades com fim moral.

ESPÉCIES DA SOCIEDADE:

São classificadas e se compõem em duas espécies da sociedade:

1) Sociedade Necessária: É a sociedade familiar, sociedade religiosa

e sociedade política.

2) Sociedade Contingente: São todas as outras sociedades.

2.2 TRABALHO,CONSUMO E SOCIEDADE

QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL?

O filme indicado a classe operária vai ao paraíso mostra as diferentes reflexões e também a diversas opiniões que foram abordados fatos que existem diariamente em nossa sociedade, como as reações a estímulos externos e muitas vezes radicais, pessoas que desejam ser ouvidas de todos os modos possíveis e imagináveis para atingir os objetivos, alguns enfrentam tudo, pois o resultado final é o que importa não existe preocupação com os demais e também temos na sociedade grupos que estão em busca de melhores salários,tentando convencer os demais sobre os direitos dos trabalhadores.

Grupos mais conservadores, que depende da escolha dos demais e desejam manter tudo funcionando corretamente, o mesmo acontece na sociedade quando deparamos com a incapacidade onde com toda a experiência de vida traz questionamento do quanto vale a pena lutar pelo trabalho,qual a finalidade para obter uma sociedade mais justa,este desejo muitas vezes na sociedade a pessoa é considerada louca.

Em um ambiente familiar muitas vezes mesmo com uma vida financeira tranqüila existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com