TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigos Científicos: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 12

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um conjunto de registros argumentativos, críticos e reflexivos sobre a temática das Ciências Sociais e sua representação na sociedade. Ao entender que as Ciências Sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade

Sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura, compreende-se que, além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo, seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações e estruturas sociais.

Ainda nesse trabalho refletimos sobre imagens e filmes que retratam o homem e suas realidades sociais; sempre o apresentando com um ser influenciador, porém influenciável, agente ativo na transformação da sua realidade.

2 - INTRODUÇÕES AO ESTUDO DAS CIENCIAS SOCIAIS

As Ciências Naturais são as disciplinas que buscam a compreensão do mundo natural- físico biológico- utilizando o método cientifico para encontrar padrões nas relações de causa e efeito dos fenômenos naturais.

As ciências sócias têm como objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se, portanto no mundo social; assim sua principal preocupação é o comportamento humano, embora compartilhem o mesmo tema básico, cada ciência social aborda um aspecto diferente do comportamento humano.

A sociologia em sua definição mais básica pode ser entendida como o estudo cientifica do comportamento humano que é construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas. A sociologia neste sentido é um campo de atividades mais acadêmico cientifico e teórico do que o trabalho social- que é mais pratico; os sociólogos de modo geral examinam as forças sociais observam as tendências e os padrões que podem ser generalizados. Para explicar os padrões sociais são utilizados conceitos como os de estrutura social e cultura, entre outros. Wright Mills chamou de imaginação sociológica; e essa imaginação sociológica pode ser caracterizada como um tipo incomum de pensamento criativo, que estabelecer relações entre individuo e a sociedade mais ampla.

Podemos dizer que a sociologia é o estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Aborda principalmente a influencia das relações sociais nas atitudes das pessoas e no seu comportamento, e como as sociedades mantêm suas estabilidades e sofrem mudanças. Uma das características mais importantes da sociologia é a sua preocupação com a desigualdade institucionalizada, ou estratificação social.

O surgimento da sociologia ocorre num contexto histórico específico, que coincide com a desagregação da sociedade feudal e a consequente consolidação da sociedade capitalista. A sua criação não é obra de um só homem, representa o resultado de um processo histórico, intelectual e cientifico que teve como apogeu o século XVIII; entre os principais pioneiros da sociologia estão: Auguste Comte (1798-1857) filósofo e matemático francês, fundador do positivismo; Herbert Spencer (1820-1903) A sociologia surgiu como uma disciplina autônoma através das obras deste inglês e o mesmo empreendeu a criação de uma ciência global da sociedade; Fredinand Tonnies (1855-1936) teve uma contribuição marcante, ele concebia a sociedade e as relações sociais como frutos da vontade humana, alem de dividir a sociologia em: Sociologia pura ou teórica, Sociologia aplicada e sociologia empírica ou sociografia; Emile Durkheim (1858-1917) sociólogo francês fundador e chefe da chamada Escola Objetiva Francesa; Max Werber sociólogo alemão, um dos mais importantes pensadores do nosso século, suas principais obras são Ética protestante e o espírito capitalista(1905) e Economia e sociedade; Karl Marx a obra de Marx, embora não diretamente relacionada com os estudos acadêmicos de ciências sociais, teve enorme importância para sociologia; Gilberto Freyre(1900-1987) um dos mais importante, sociólogos brasileiros, publicou em 1933 o livro “casa- grande & Senzala,” considerados o marco da moderna sociologia brasileira.

3 - CULTURA

Um primeiro problema ao se definir cultura é a existência do uso popular da expressão para significar alguém com mais conteúdo de conhecimento. Para nosso estudo essa definição não serve. O individuo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura junto aos seres humanos.

Em sentido cientifico não podemos distinguir graus de cultura, mais avançada, atrasada, melhor ou pior. Não faz nenhum sentido dizermos, por exemplo, que a cultura do homem branco é superior à do índio. São apenas diferentes, desenvolveram-se cada uma a seu modo, uma não é melhor, nem pior em relação à outra, nem superior ou inferior.

No ponto de vista formulado por Edward b. Taylor em 1871, “ cultura, é aquele todo complexo que inclui conhecimento crença, arte, moral,direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”

Não há indivíduo humano desprovido de cultura, a não ser que tenham sido criados e amamentados por animais, sem nenhum convívio humano.

A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras. Os elementos culturais são: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).

A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.

Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia

Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com