Ciencias Sociais
Artigos Científicos: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silhg • 23/4/2014 • 3.531 Palavras (15 Páginas) • 210 Visualizações
Polo Padrão Campo Grande
Ciências Contábeis, N20
CIÊNCIAS SOCIAIS
Campo Grande
2012
CIÊNCIAS SOCIAIS
Trabalho apresentado à ANHANGUERA–Centro universitário de Campo Grande – relativo à Atividade Prática Supervisionada (ATPS) da matéria Ciências Sociais – Tutora a distancia Profa. Maria Claudia Regina Benedetti.
Campo Grande - MS
Novembro-2012
SUMÁRIO
Introdução ...................................................................................................................
1-Significado cultura, indivíduo, sociedade e grupos sociais..................................
2-Ciências Sociais: Aspectos Sociais, políticos, históricos e culturais........................................................................................................................
3-Desigualdade Social ................................................................................................
4-Exploração do meio ambiente......................................................................................
5-Considerações finais.....................................................................................................
6-Referências Bibliográficas...........................................................................................
Campo Grande
2012
INTRODUÇÃO
Nesta ATPS abordaremos temas da sociedade, os aspectos sociais do mundo humano, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Estudamos também sistema de padronização, simbologias, valores e normas, sendo também um sistema de posições e papeis dentro desse grupo social. Diante disso tendo uma interação entre esses grupos para a engrenagem funcionar.
Estudamos também a vida cotidiana das pessoas representada por obras e por filmes que nos fez refletir sobre temas da nossa realidade como desigualdade social e a exploração do meio ambiente. Tendo como por objetivo procurar novos caminhos de conscientização dos grupos humanos, mudando formas de pensar e agir para suprir as necessidades dos humanos.
1- SIGNIFICADO CULTURA, INDIVÍDUO, SOCIEDADE E OS GRUPOS SOCIAIS.
A sociedade por sua vez, significa grupo de pessoas que se submetem a um regulamento a fim de exercer uma atividade comum ou defender interesses comuns, e que são unidas pelo sentimento de consciência do grupo.
Já a cultura e um conjunto de padrões funcionam como um guia para os membros da sociedade. A cultura engendra as regras da socialização, ela vai tecendo quem nos seremos enquanto indivíduos e sociedade. Surgi a partir do momento que se tem uma regra; uma norma; e tudo aquilo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem, não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela.
Há varias definições de cultura como: a mental (pessoa culta); como uma civilização e como transfigurada em mercadoria (cultura e massas). Lembrando também que ela não e estática, ela se transforma e essa variação e normal a cada sociedade.
Na obra de Peter Berger e Thomas Luckmann (A construção social da realidade) os autores dizem que a realidade se forma a partir da relação com outra, ou seja, através da socialização entre os indivíduos. Dentro dessa realidade a vida cotidiana e a mais importante. Assim podemos ver alguns exemplos da vida cotidiana nos diversos grupos sociais. Conforme segue:
-A linguagem: cada grupo social tem seu tipo de linguagem as gírias os vocabulários urbanos modernos em fim toda linguajem depende da interação dos indivíduos no grupo social.
-A ideologia: são as opiniões dos grupos e isso e baseado no conceito do grupo e podemos ver o exato e o inexato.
-O imaginário social: e quando um grupo ou pessoas tem uma imaginação brilhante por muito pouco tempo e essas pessoas ou grupos acabam imaginado que ainda fazem parte daquele grupo social, exemplo políticos.
-O processo educativo: todo grupo social tem a necessidade de passar suas experiências para frente, dando continuidade em sua historia.
-As circunstancias: os grupos aproveitam as circunstancias e passam os interesses em comum, pois considera- se grupos sócias todo local onde haja relação estável objetivando interesses comuns, sentimentos. As relações interpessoais estabilizam e assim tem condições suficientes.
Em fim podemos definir grupo social a relação de sistemas, de interação de pessoas. Varias pessoas que compartilham a mesma idéia podemos chamar de grupo social. O local onde se junta mais de duas pessoas com os mesmos interesses já e denominado grupo social
Outra realidade que eles ressaltam também é o universo simbólico (interação entre os indivíduos), essa situação e a única que consegue reproduzir os sintomas e as situações que ocorrem no momento da interação entre os indivíduos.
É assim a realidade social da vida cotidiana e por tanto apreendida num continuo de tipificações que vão se tornando progressivamente anônimas à medida que se distanciam da situação face a face. Essa apreensão não resulta de criações anônimas de significados por indivíduos isolados, mais inicia com individuo assumido o mundo no qual os outros já vivem. Somente após ter realizado esse grau de apreensão e que o individuo se torna membro da sociedade.
E
...