Ciencias Sociais
Dissertações: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LaisVasconcelos2 • 8/6/2014 • 272 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
Conde de Gobineau, via a mistura de racas como um fator de decadência e de degenerescência da sociedade brasileira.
Gilberto Freyre se propõe a se deslocar sobre o debate superioridade\inferioridade para a observacao de uma situacao de contato e de troca que se atualiza dentro de uma estrutura social da desigualdade, uma vez que nesta troca uma das partes é o senhor e as outras duas encontram-se com menor ou maior intensidade numa condicão servil. Para este autor a miscigenacao deixa de ser considerada um fenomeno meramente biologico ou ainda um processo gerador de aptidões e costumes.
Sergio Buaque de Holanda para este autor os males do país também não provêm da miscigenacao. São ouriundos da personalidade do potuguês. Essa personalidade se apresenta tão dominante que a mistura com índios e negros não conseguiu superá-las. Pelo contrário a personalidade dos negros era semelhante à dos portugueses, ou seja, plástica e maleável, os que lhe apoiava um carater anti-social que preferia os entrenimentos ao trabalho. Nessa sociedade, as relações sociais afiguram-se a partir da cordialidade e do personalismo. Relações que tomam formas distintas de acordo com o interlocutor mas sempre de maneira afetiva.Caracteristica que se tornou geral na sociedade brasileira. A cordilidade favoreceria, a dinamica social através da emoção, ao inves de regras sociais fixas.
Darcy Ribeiro
questao discurssiva
Em relação à história do Icaro Luiz, é de fácil acesso a associação da questão etnocêntrica, menosprezo pela cultura alheia. No caso, da cultura negra ! E na atualidade, o que acarreta este mito é o termo utilizado para denotar os povos que são "contra" a opção, cultura, modo de vida do outro que é o preconceito.
...