Ciencias Sociais
Casos: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: m9b22 • 10/9/2014 • 851 Palavras (4 Páginas) • 257 Visualizações
PLANO DE ENSINO
CURSO: Pedagogia
SÉRIE: 2o Período
DISCIPLINA: Fundamentos de Filosofia e Educação
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 aulas
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas
I – EMENTA
Analise do processo de humanização e das relações entre a educação e a sociedade. Estudo das inter-relações entre a educação, a política e a ideologia. Compreensão sobre a educação como elemento de mediação entre o homem, a cultura e o trabalho. Reflexão sobre os pressupostos filosóficos e epistemológicos da educação que orientam a pratica docente. Considerações sobre a atuação do educador para a formação do sujeito autônomo.
II – OBJETIVOS GERAIS
Compreender a educação como processo, resultante das inter-relações com o econômico, o político e o sociocultural, através da reflexão sobre a prática educativa desenvolvida pelo ser humano no seu processo de desenvolvimento histórico.
Adquirir a capacidade de articular ensino e pesquisa na produção de conhecimento na prática pedagógica.
Ter compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização da vida em sociedade.
Analisar e avaliar os aspectos fundamentais da educação através dos movimentos e agentes sociais que permeiam o pensamento ocidental.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar a Filosofia como uma reflexão profunda, rigorosa e global sobre os problemas que o ser humano enfrenta na construção de sua existência, entre os quais se encontra o problema educacional.
Contextualizar a reflexão filosófico-educacional nas suas relações com as condições estruturais, políticas e socioculturais de uma dada sociedade. Relacionar os principais problemas abordados pelo pensamento filosófico-educacional com o contexto atual, possibilitando o exercício do pensamento autônomo.
Identificar as características definidoras do ser humano como o resultado das relações estabelecidas com a Natureza e os outros Homens no seu processo de desenvolvimento histórico: o trabalho, a técnica, as relações socioculturais e políticas.
Propiciar o exercício da reflexão filosófica de forma que o discente possa organizar seus pensamentos e refletir de forma conseqüente sobre os pressupostos e as finalidades da educação.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I: EDUCAÇÃO, IDEOLOGIA E POLÍTICA
Filosofia da educação
O ato de educar
Filosofia e formação humana
O trabalho como mediação entre o homem e a natureza
Alienação e ideologia. Ideologia e educação
Política, poder e democracia
A política segundo Maquiavel
Totalitarismo e autoritarismo
Diversos tipos de violência
Violência e política
UNIDADE II: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
Educação, política e sociedade: as teorias da educação
O otimismo ingênuo, pessimismo crítico, o otimismo crítico
Pressupostos epistemológicos da educação
Empirismo e a pedagogia diretiva
Apriorismo e a pedagogia não diretiva
Construtivismo e a pedagogia relacional
Pluralidade cultural e educação
Kant – educação para autonomia: a saída da menoridade
Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel
Hannah Arendt: crise na educação, autoridade e educação
V - ESTRATÉGIA DE TRABALHO
Aulas expositivas;
Leitura e discussão dos textos;
Estudo dirigido realizado em sala de aula ou extraclasse (individual e/ou em grupo);
Aulas envolvendo atividades práticas;
Seminários;
Projeção e análise de vídeos.
VI – AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados de acordo com as normas regimentais e critérios específicos da disciplina. O processo formal de avaliação do aprendizado compreende duas avaliações bimestrais (NP1 e NP2), que devem conter 60% questões objetivas e 40% dissertativas. As médias bimestrais poderão ser compostas por notas de provas, trabalhos, seminários e participação em sala de aula que possibilitem a apuração das competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. A avaliação do aprendizado deve ser realizada em todos os momentos, em cada atividade intra e extraclasse, privilegiando a formação integral do aluno. Serão respeitados os critérios de aprovação definidos pela Universidade e explicitados no manual acadêmico.
VII – BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
...