Ciencias Sociais
Dissertações: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaqueds01 • 21/11/2014 • 2.667 Palavras (11 Páginas) • 355 Visualizações
Curso de Psicologia
Trabalho da Apostila Ciências Sociais
Questões
Questões – Texto 04:
1) Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?
Resposta: A teoria de Darwin, sustenta a hipótese da seleção natural, ou seja as espécies que se adaptaram melhor ao meio em que vivem são as espécies que evoluem, são as mais aptas, e com isso reforça características que privilegiam essa adaptação. O pensamento Positivista, seguindo essa linha de pensamento defende a ideia que o homem é o produto do seu meio social, ou seja é influenciado por seu meio e evolue conforme o decorrer da história.
2) Qual a ideia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre a sociedade não –europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?
Resposta: Os europeus, acreditavam ser mais evoluídos em comparação com as sociedades que eles consideravam primitivas, que viviam na África, na Ásia, na América e na Oceania. Essas sociedades não possuíam o avanço tecnológico e nem econômico da Europa, viviam normalmente com sua cultura de subsistência. Sendo assim essas sociedades eram considerada fósseis vivos, exemplares de estágios anteriores da evolução e que deveriam evoluir em direção a níveis de maior complexidade e progresso na escala da evolução social, até atingir o “topo” assim como a sociedade industrial europeia. Com isso a Europa intervia na cultura desse povo, impondo cultura e costumes europeus , escravizando e explorando esses povos.
3) Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como eles os relacionava?
Resposta: Os movimentos que Cmte distinguia a sociedade eram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades. O estático era responsável pela preservação dos elementos responsáveis para garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.
6) De acordo com o texto apresentado na pagina 75, na sexta questão, responda: Que características do pensamento positivista-evolucionista podem ser encontrados no texto?
Resposta: A característica positivista encontrada no texto da questão é que a influência que o homem tem do meio que vive, denominada coerção social, ou seja a força da sociedade sobre si, levam ele a ter atitudes comuns a mesma, que viram parte dele, regras sociais que existem mesmo antes de nosso nascimento e que temos que seguir, para não ser excluído, muitas são seguidas instintivamente
______________________________________________________________
Questões – Texto 05:
2) Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?
Resposta: Para Durkheim a normalidade só pode ser entendida em função do estágio social da sociedade em questão: do ponto de vista puramente biológico, o que é normal para o selvagem não o que é sempre para o civilizado e vice-versa. Um fato social não pode, pois, ser acoimado de normal para uma espécie social determinada senão em relação com uma fase, igualmente determinada, de seu desenvolvimento.
4) Quais são os passos que um cientista social de seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?
Resposta: Para que o fato social seja analisada com neutralidade pressupõe o não envolvimento afetivo, ou de qualquer outra espécie, entre o cientista e seu objeto. Durkheim aconselhava a encarar os fatos sociais como "coisas", isto é, objetos que lhe são exteriores. Diante deles os cientistas, isento de paixão, desejo ou preconceito, dispões de métodos, objetivos, como a observação, a descrição, a comparação e o cálculo estatísticos, para apreender suas regularidades.
9) O crime, para Durkheim, é um fato social normal ou patológico? Por quê?
Resposta: Durkheim afirma que o crime é normal, não apenas por ser encontrado em toda e qualquer sociedade e em todos os tempos, mas também por representar um fato social que integra as pessoas em torno de determinados valores. Através das leis criadas contra o ato do crime promovemos uma organização, harmonia , adaptação e evolução da sociedade.Portanto,” normal” é aquele fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população. “Patológico “ é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente (Ex: Epidemias de doenças).
10) Busque no texto o conceito de consciência coletiva.
Resposta: Consciência coletiva trata-se do “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade” que “forma um sistema determinado com vida própria.” A consciência coletiva não se baseia na consciência de indivíduos singulares ou de grupos específicos, mas está espalhada por toda a sociedade. Ela revelaria, segundo Durkheim, o tipo “Psíquico da sociedade”, que não
seria apenas o produto das consciências individuais. É a consciência coletiva que define o que, numa sociedade, é considerado “Imoral”, “reprovável” ou “criminoso”.
_______________________________________________________________
Questões – Texto 6
1) Elabore um quadro com as definições de Weber em relação a ação social, relação social, instrumentos de análise, neutralidade do cientista e indivíduo e sociedade. (pergunta editada)
Resposta:
Função da sociologia
Durkheim - Comparativa
Encontrar diferenças entre as sociedades, para justificar e solucionar problemas sociais
Weber - Compreensiva
Buscar particularidades
...