Ciencias Sociais
Monografias: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodolfomax • 22/11/2014 • 1.332 Palavras (6 Páginas) • 198 Visualizações
“Positivismo é a visão de que o inquérito científico sério não deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa, mas, sim, confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela observação”.que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafísica. O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.
A Sociologia de Durkheim
Tentativa de emancipar a sociologia das demais teorias da sociedade ( bases científicas)Procura definir o objeto de estudo, o método e as aplicações das ciências sociais;
Busca no positivismo o espírito científico ( inspiração );No seu livro : As regras do método sociológico define o objeto de estudo da sociologia, segundo Durkheim, são os fatos sociais Para Durkheim o fato social é experimentado pelo indivíduo como realidade independente e preexistente.
Características básicas que distinguem os fatos sociais:
1º) a “ Coerção Social “ ;2º) fatores “ exteriores ao indivíduo”;3º) a “generalidade”
1º) COERÇÃO SOCIAL :
FORÇA QUE OS FATOS EXERCEM SOBRE OS INDÍVÍDUOS;
è os indivíduos se conformam com as regras da sociedade
( essa força se dá através da língua, das leis, das regras morais ) Consciência Coletiva:
“ conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à medida dos membros de uma mesma sociedade” que “ forma um sistema determinado com a vida própria”
Obs.: A consciência coletiva não se baseia na consciência de indivíduos singulares ou de grupos específicos, mas está espalhada por toda sociedade. “A consciência coletiva define o que “imoral” ou “ criminoso”.Para Durkheim toda sociedade havia evoluído de uma forma social mais simples para uma mais complexa. Baseando-se nessa ideia diz que o “motor” da evolução das sociedades era a passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica
A definição de ação social de Max Weber: A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional. Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise. Os tipos ideais servem como modelos e a partir deles a citada infinidade pode ser resumida em quatro ações fundamentais, a saber: 1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim; 2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético; 3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e 4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais). Para Weber, a ação social é aquela que é orientada ao outro. No entanto, há algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais. No que se refere ao método sociológico, Weber difere de Durkheim (que tem como método a observação e a experimentação, sendo que esta se dá a partir da análise comparativa, isto é, faz-se a análise das diversas sociedades as quais devem ser comparadas entre si posteriormente). Ao tratar os fatos sociais como coisas, Durkheim queria mostrar que o cientista precisa romper com qualquer pré-noção, ou seja, é necessário, desde o começo da pesquisa sobre a sociedade, o abandono dos juízos de valores que são próprios ao sociólogo (neutralidade), uma total separação entre o sujeito que estuda e o objeto estudado, que também pretendem as ciências naturais. No entanto, para Weber, na medida em que a realidade é infinita, e quem a estuda faz nela apenas um recorte a fim de explicá-la, o recorte feito é prova de uma escolha de alguém por estudar isto ou aquilo neste ou naquele momento. Nesse sentido, não há, como queria Durkheim, uma completa objetividade. Os juízos de valor aparecem no momento da definição do tema de estudo.
Compare-se Durkheim e Weber, agora do ponto de vista do objeto de estudo
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