Ciencias Sociais
Pesquisas Acadêmicas: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andressa_braga89 • 23/3/2015 • 409 Palavras (2 Páginas) • 745 Visualizações
1. Qual a concepção de homem no período contemporâneo?
Jacques Maritain considera o homem como pessoa humana, dotada de corpo e alma, e a sociedade é a instância na qual ele não pode prescindir de sua existência corpórea. Dessa forma, a sociedade tem de garantir sua sobrevivência física (fim temporal) e espiritual (fim atemporal). Os assistentes sociais consideraram essas afirmações e pensavam um projeto societário que contemplasse essas duas dimensões, ainda que fosse recusado a ideia de comunismo ou liberalismo. As concepções deveriam apoiar-se em uma ideia que pudesse atingir o ideal atemporal. Para isso, era necessário harmonizar as classes sociais em um objetivo comum. A ação era voltada para a promoção da coesão social e da manutenção da realidade dominante. A sociedade contemporânea é materialista em razão de ser marcada pelo individualismo, pelo consumo exacerbado e pela competição, tão necessários à lógica neoliberal do mundo globalizado. Nesse contexto, o homem vale pelo que se tem e não pelo o que é, por isso, quer conquistar posse de bens, independente das consequências de suas ações. O trabalho é que lhe atribui qualidade.
2. Qual a concepção de democracia, para as boas relações sociais, conforme concebidas por A. Arendt?
A democracia depende da participação de todos com consciência, no histórico brasileiro, há uma distorção de conceito, assim como da concepção do que é política. Segundo Arendt as autoridades exigem obediência, mas não pode ser confundida com qualquer forma de poder ou violência, Aristóteles diz que a política é inerente à natureza do homem, assim, não há como fugir dela. Só o homem pode ser livre e fazer escolhas. Só a liberdade leva à democracia e à vida digna. Este deve ser o desejo de qualquer profissional humanístico.
3. Quais são as condições materiais de existência do homem?
Na ideia marxista, é a partir das condições materiais de existência que eles se organizam, criam leis e costumes, estabelecendo relações em torno da noção de trabalho que é o modo como o homem intervém na natureza para satisfazer suas necessidades. A felicidade só é obtida pela conquista de bens materiais; o homem é um insaciável e essa busca é incessante, pois vivemos na sociedade da escassez e a cada necessidade material atingida outra já será posta.
4. A partir de qual momento, ato histórico, podemos falar do homem enquanto um ser social?
O homem se torna um ser social a partir do momento em que ele produz ferramentas, que passa a dominar a natureza, satisfazendo suas necessidades.
...