Ciencias Socias
Monografias: Ciencias Socias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eloamariana • 25/8/2014 • 1.868 Palavras (8 Páginas) • 513 Visualizações
CIENCIAS SOCIAIS
ETAPA 1
O presente trabalho trata das definições de cultura, indivíduo e sociedade com reflexões as concepções da Sociologia no cotidiano. Apresenta a compreensão aos aspectos sociais, políticos, históricos e culturais da Ciências Sociais, bem como reflexões as situações cotidianas de desigualdade social e exploração do meio ambiente relacionando tais fatores com os fundamentos sociológicos.
Cultura
A palavra ‘cultura’ tem para o senso comum o significado de acúmulo de conhecimentos, de saber. Ter cultura passa a ser ter conhecimento acumulado.
“Cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito,costume, e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”(Taylor, 1871).
O entendimento do significado da cultura, da relatividade dos hábitos, costumes e valores e de sua transitoriedade poderá transformar o ser humano mais tolerante,pois aquilo que julgamos certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim pode ter diferentes significados em outros lugares, e em outro momento, a exemplo, um árabe muçulmano que comete suicídio em um carro bomba, acreditando que irá para o paraíso, não tomaria esta atitude se estivesse sido criado em uma cultura brasileira.
Cultura: Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster).
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. É a herança que determinada sociedade transmite a seus membros através da educação sistemática e da convivência social. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
A cultura em si, é aquilo que faz com que o Homem seja aquilo que é numa sociedade específica e num tempo próprio. Falar de cultura é, essencialmente, falar do Homem, das suas faculdades, do seu desenvolvimento, da sua maneira de ver e entender o cosmos, de compreender o sobrenatural. A cultura é o desejo permanente e incessante do Homem se conhecer, crescer no mundo e escrever a história.
A palavra cultura pode, também, exprimir a totalidade, ou uma parte do pensamento e das ações que distinguem uma sociedade de outras. Assim, podemos dizer que o fator cultural na vida dos povos, é o que de mais essencial faz perpetuar a sua maneira de ser e de estar no mundo. Deste modo, podemos afirmar que há uma pluralidade de culturas que convivem em diferentes tempos e lugares.
Por fim, ressaltando, todos os seres humanos têm cultura, e que a cultura não é inata nas pessoas, mas é adquirida na convivência em grupo. E o lugar ideal para a aquisição, desenvolvimento e conscientização da importância da cultura, ainda é a escola. Nela alunos e professores trocam experiências, vivências e singularidades. Convivem diariamente com as diferenças e praticam a “inclusão cultural”.
“Cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento crença,arte,moral,direito,costume e outras capacidades e hábitos adqueridos pelo homem como membro da sociedade”.Edward B. Tylor em 1871(plt / 254)
Indivíduo ,por sua vez, podemos definir como pessoas de diferentes sociedades, culturas, etnias, crenças e de classes sociais totalmente desiguais, mas que conseguem de uma forma ou de outra convive entre si, sendo no trabalho, como chefes e ou empregados, ou no próprio meio em que vivem, por terem uma desigualdade muito grande de situação financeira. Enquanto alguns vivem em verdadeiras mansões, outros estão morando em casebres sem a menor infraestrutura necessária, ou até mesmo debaixo de pontes sem ter muitas vezes nem alimentação necessária.
Indivíduo
O indivíduo é o homem, que por meio das interações recíprocas cria instituições, organizações e fenômenos sociais, ao nascer já encontra um grupo estruturado com uma quantidade incontável de valores, normas, costumes, e pela transmissão cultural aprende a viver em sociedade, transformando-se em um ser humano culturalmente definido. Sem este contato dificilmente o indivíduo desenvolveria as características chamadas “humanas”.
Sendo assim, o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social. Todas as pessoas nascem dentro de um grupo, e este adotará o indivíduo com os mesmos traços sociais dos outros membros e que o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.
Sociedade: Estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum (Fischer).
A sociedade é um conjunto de pessoas que compartilham ideias, costumes, vontades, preocupações, e que interagem entre si constituindo uma comunidade, que pode ser formada por membros da família ou também por pessoas próximas, unidas por esse conjunto. Ela pode ser constituída por pessoas com semelhanças étnicas, culturais, religiosas e até mesmo políticas.
Pessoas de diferentes nações (como por exemplo, vindas de outro país formam sociedades, que muitas vezes são fechadas entre si) unidas por suas tradições, crenças e ideais também são chamadas de sociedade.
Por fim, a sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade.
De acordo com os sociólogos Brigitte Berger, a socialização é o processo pelo qual o indivíduo aprende as regras básicas de seu universo social, assimilando o modo de vida de uma determinada sociedade.
O foco principal de todo e qualquer processo de socialização está na interiorização da cultura da sociedade em que nasce e cresce o indivíduo humano. Dito de outro modo: é pela socialização que o mundo social – com seus diversos significados, hábitos de vida ,regras,normas e valores morais, por exemplo - penetra na mente do indivíduo e passa a fazer parte de um mundo interior. Os conteúdos e as formas de socialização não só os mesmo para todas sociedades,uma vez que cada organização social tem uma cultura própria e uma maneira de transmiti-la igualmente específica.
Podemos definir socialização como sendo a aquisição das maneiras de agir,pensar
...