Ciencias Socias Geral
Seminário: Ciencias Socias Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcelaDePaula • 23/9/2014 • Seminário • 978 Palavras (4 Páginas) • 138 Visualizações
Objetivos da disciplina
Compreender a sociedade atual como uma construção histórica. Compreender os fundamentos teóricos deste modelo de organização social. Compreender que existem diferentes Compreender que existem diferentes princípios explicativos para os problemas sociais.
Questão inicial
Todos nós somos capazes de estabelecer opiniões sobre os eventos políticos e sociais que ocorrem em nossa sociedade. O que diferencia o pensamento do homem comum em seu cotidiano das reflexões estabelecidas na cotidiano das reflexões estabelecidas na Universidade?
Distinção entre senso comum e ciência
Senso comum: é o conhecimento do homem comum, não especialista. É um conhecimento avulso, superficial. Ciência: conhecimento crítico, sistemático, racional. Utiliza métodos adequados de análise e formula teorias. Busca um conhecimento exato sobre a realidade.
Papel da universidade
Associação de alunos e docentes que buscam o avanço através do estudo. Centro do saber, instituição preocupada com a qualificação do ensino, rigor da aprendizagem e o progresso da ciência. Portanto, nosso compromisso é com pensamento científico.
Por que estudar Ciências Sociais?
As Ciências Sociais desempenham papel central para a compreensão das forças sociais que vêm transformando nossas vidas. É um conhecimento capaz de conduzir o homem comum a compreender os nexos que formam a realidade.
Definição e pressupostos da sociologia
Conhecimento científico sobre a realidade social que visa estabelecer teorias e confrontá-las com a realidade. Pressuposto básico: a sociedade possui uma lógica passível de ser apreendida. A sociedade, ao contrário da natureza, é obra dos próprios indivíduos.
Objeto de estudo: a sociedade capitalista
E o que é o capitalismo ? É um sistema econômico voltado para a produção e para a troca, para a expansão comercial, para a circulação crescente de mercadorias e para o consumo de bens materiais materiais. O lucro se torna a finalidade principal de qualquer atividade econômica.
Formação da sociedade capitalista
Renascimento: Movimento filosófico e artístico que conduziu à ruptura com o mundo medieval, com características agrária e teocrática, e formação do mundo moderno, urbano, burguês e comercial comercial. Contexto histórico: Século XVI, momento de desenvolvimento do comércio e da navegação, do contato com outros povos. Formação de uma nova classe social: burguesia comercial social: burguesia comercial.
Um nova mentalidade
Formação de uma mentalidade laica, na medida em que o homem vai se desligando dos dogmas religiosos. O conhecimento deixa de ser revelado como resultado de uma atitude de contemplação e fé e volta-se a reflexão baseada na razão. O homem passa a se sentir livre para pensar e criticar a realidade e se concebe como agente dos acontecimentos.
Ilustração: séc. XVIII
Movimento filosófico que propunha uma atitude curiosa e livre; convicção na razão como fonte de conhecimento; Valorização da pesquisa científica e disseminação de atitudes de planejamento. Busca da novas formas de organização social que garantiam a realização do homem na comunidade e o exercício da liberdade. O poder é visto como construção lógica e jurídica, independente de quem ocupa, de forma temporária e representativa.
O estado nacional
Surge o conceito de Estado Nacional – um território soberano onde imperava uma política que privilegiava o desenvolvimento econômico e as necessidades do mercado. A nação deveria se orientar por uma política que favorecesse a prosperidade e a acumulação de riqueza e que tivesse o indivíduo agente. Propunha uma nova forma de governo pautada na legitimidade popular. Defesa da igualdade jurídica, da democracia e da liberdade de manifestação política.
Principais representantes da
...