Ciência Política - Edmund Burke
Artigo: Ciência Política - Edmund Burke. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elviracosta • 10/6/2014 • 234 Palavras (1 Páginas) • 475 Visualizações
Quais os principais pontos de divergência entre as concepções políticas do Iluminismo e do Conservadorismo burkeano?
A raiz da concepção conservadora de Burke tem origem, de acordo com o texto, no conceito de utilidade social. Para Burke, o que se herda deve ser conservado. Tal ideia supõe que instituições de longa duração possuem sabedoria cumulativa. Já os critérios para valorar a utilidade das instituições Burke entendia serem a duração no tempo, a manutenção e a credibilidade das instituições.
O Iluminismo, por sua vez, foi a base intelectual da Revolução Francesa, movimento que Burke criticou por considerá-la desvinculada com a ordem e a harmonia da sociedade. Para ele, a ideologia da Revolução Francesa era arbitrária e artificial. Além disso, outra diferença consiste no posicionamento acerca do conhecimento. Pois, enquanto Burke valorizava a prática e as instituições concretas, historicamente legitimadas, o Iluminismo propunha a superação do conhecimento precário e duvidoso, ou do senso comum.
Quais as funções do “preconceito” no pensamento de Burke?
Burke não via o preconceito de forma negativa. Para ele, o preconceito social, construído ao longo do tempo e transferido de geração a geração, é fundamental para a manutenção da ordem. O preconceito, naturalmente adquirido, guiaria os grupos, que seguiriam sem questionar mas, ao mesmo tempo, livres de angústias. O preconceito, então, contribuiria para a previsibilidade do mundo, não sendo necessária a sua quebra por meio da ilustração racionalista. Pois ele serviria para manter a ordem.
...