Ciências Sociais
Pesquisas Acadêmicas: Ciências Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jlcd2705 • 13/4/2013 • 5.028 Palavras (21 Páginas) • 452 Visualizações
SÚMARIO
Etapa I
1.1. Significados de Cultura, Indivíduo e Sociedade.....................................................
1.2. Conclusão do livro “ A construção social da realidade”............................................
Etapa II
2.1. Resumo do filme.........................................................................................................
2.2. Trabalho, Consumo e Sociedade.......................................................................
2.3 Interações Sociais........................................................................................................
Etapa III
3.1. Desigualdade Social.................................. ............................................................
Etapa IV
4.1.Responsabilidade Social e Meio Ambiente ........................................................
4.2. Conclusão Final...................................................................................................
Etapa 1
1.1 “SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.”
CULTURA
Cultura significa cultivar Genericamente, a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem, não somente em família, como também, por fazer parte de uma sociedade como membro dela. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.
INDIVÍDUO
Todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo. Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade.
SOCIEDADE
É o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Também pode ser definida como uma comunidade interdependente. No entanto, o significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.
1.2 CONCLUSÃO
Se fosse para reproduzir em poucas palavras a essência do entendimento, sintetizaria focando que a realidade da qual temos consciência, o conhecimento que temos dela, é um produto da sociedade. Sociedade essa construída pelo próprio homem. Assim, ao mesmo tempo em que o Homem constrói e molda a sociedade é por ela influenciado, é por ela moldado.
A obra explora a questão apresentada passando por uma abordagem dos aspectos sociológicos da realidade e conhecimento, pela análise dos fundamentos do conhecimento na vida cotidiana, pela análise da sociedade como realidade objetiva e pela análise da sociedade como realidade subjetiva.
A citada construção se dá em três níveis: indivíduos (como citado), grupo e sociedade. O indivíduo percebe os fatos, aplicam nesses fatos os seus valores e obtém seu conhecimento, formando assim a sua ideologia individual, ou seja, seu conjunto de ideias individuais, seus valores. Numa segunda instância, observa-se que esse indivíduo pertence a vários grupos, ou a uma classe, e suas ideias também ajudarão a formar a ideologia desses grupos e dessa classe juntamente com o contexto social em que estão inseridos. Os vários valores, as várias ideologias de classes, vão coexistir interagir-se e subjugar uma às outras formando o que pode ser chamado de ideologia, O conjunto de ideias da sociedade.
A sociologia do conhecimento é o estudo da construção social da realidade; Compreender os fatos sociais na sua vertente objetiva e subjetiva constitui o propósito da investigação da maneira pela qual uma determinada realidade é construída.
BIBLIOGRAFIA
Livro: A construção social da realidade (BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas)
ETAPA 2
2.1 A classe operária vai ao paraíso – o trabalhador industrial entre o céu e o inferno
A Itália saiu da Segunda Guerra Mundial com uma grave crise econômica, e em função disso, deparou-se com um profundo avanço da esquerda. Já em 1948 uma greve geral mobilizou mais de 7 milhões de trabalhadores por três dias, os partidos de esquerda, atingiram a soma de 10 milhões de votos nos anos 50, perdendo apenas para a democracia cristã2. O Partido Comunista Italiano (PCI) fundado por Antonio Gramsci e Palmiro Togliatti teve um papel de destaque no avanço da esquerda italiana, muito devido a ativa participação dos comunistas na resistência anti-fascista. Mas foi sob o comando do secretário-geral Enrico Berlinguer, que o PCI chega ao seu auge de influência política nos anos 70, sendo considerado o maior partido comunista do ocidente, com 1,7 milhões de filiados e tendo atingido nas eleições de 1976, 34,4 milhões de votos.
A década de 70 seria, no entanto, um período de profundas transformações no capitalismo do mundo todo, em que se inclui a Itália. Depois de um período de conquistas para a classe trabalhadora, o padrão de acumulação taylorista-fordista entra em plena decadência. O resultado seria que muitos dos direitos conquistados seriam postos em xeque pelas burguesias da época, que objetivando diminuir os custos introduzem inovações tecnológicas poupadoras de força de trabalho. Seria o predomínio
...