Ciências Sociais
Trabalho Universitário: Ciências Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erlandsonnunes • 21/5/2014 • 3.647 Palavras (15 Páginas) • 214 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução.................................................................................................................................03
Desenvolvimento:................................................................................................................04-11
Considerações finais.................................................................................................................12
Bibliografia...............................................................................................................................13
INTRODUÇÃO:
A presente Atividade Pratica Supervisionada – ATPS de Ciências Sociais tem por objetivo analisar os diferentes conceitos e produção de relatórios críticos, reflexivos e argumentativos sobre a temática das Ciências Sociais e sua representação na sociedade. Para o desenvolvimento dessa atividade, foram lidos artigos e obras, bem como visto vídeos e elaborados textos críticos. Pois desenvolvendo esta ATPS entende-se que as Ciências Sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade, sua origem, seu desenvolvimento, organização e acima de tudo sua cultura.
Durante a realização da atividade vivenciando etapa por etapa foi-se adquirindo o conhecimento das definições de cultura, individuo e sociedade, compreendendo os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das ciências sociais, por fim, esse estudo proporcionará aos membros desse grupo a aquisição de competências e habilidades que lhes serão impostas na atuação profissional.
DESENVOLVIMENTO:
Cada sociedade traz em sua história a cultura de seus antepassados e também sua maneira de viver em grupo ou em sociedade. Então, para muitos pensadores como Émile Durkheim A definição mais geral de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. Assim, e sem contradição com a definição anterior, sociedade é um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos sociais, podendo ser ainda um sistema institucional, por exemplo, sociedade anônima, sociedade civil, sociedade artística etc. A origem da palavra sociedade vem do latim societas, que significa associação amistosa com outros.
Para Émile Durkheim, o homem é coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, o qual chamou de fatos sociais, que são regras exteriores e anteriores ao indivíduo e que controlam sua ação perante aos outros membros da sociedade.
Para Karl Marx, a sociedade sendo heterogênea, é constituída por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, as elites. Numa sociedade capitalista, o acúmulo de bens materiais é valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo é secundário.
Numa sociedade dividida em classes, o trabalhador troca sua força de trabalho pelo salário, que é suficiente apenas para ele e sua família se manterem vivos, enquanto que o capitalista acumula capital (lucro), que é o símbolo maior de poder, de prestígio status social.
Para Marx, falta ao trabalhador a consciência de classe para superar a ideologia dominante do capitalista e assim finalmente realizar a revolução, para se chegar ao socialismo.
O termo sociedade é comumente usado para o coletivo de cidadãos de um país, governados por instituições nacionais que aspiram ao bem-estar dessa coletividade. Todavia, a sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas. Há também alguns pensadores cujo debate insiste em reforçar a oposição entre indivíduo e sociedade, reduzindo, com frequência, ao conflito entre o genético e o social ou cultural. Durkheim, Marx e Weber conceituaram de maneiras diferentes a definição de sociedade. Cada um definiu a constituição da sociedade a partir do papel político, social ou econômico do indivíduo.
Em outras palavras, a sociedade é que controla as ações individuais, o individuo aprende a seguir normas que lhe são exteriores (não foram criadas por ele), apesar de ser autônomo em suas escolhas, porém essas escolhas estão dentro dos limites que a sociedade impõe, pois caso o indivíduo ultrapasse as fronteiras impostas será punido socialmente.
Em nosso pensamento a sociedade defini-se como sendo um agrupamento de pessoas para a realização de atividades que visa resultados, ou o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gastos, preocupações e costumes, interagindo entre si ou agrupamento natural ou acordado de pessoas que apresentam distinção entre cada um, mas, que precisam de cooperação.
A palavra cultura abrange várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas. É um conjunto de traços que indicam como se deve agir, pensar, vestir e quais valores e costumes devem ser preservados e transmitidos. A cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade mais precisamente da inteligência, consegue executar.
A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se, dessa forma, de outros seres como os vegetais e animais. Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.
O individuo é um ser racional e social.
Individuo é um termo com origem no latim individŭus e que se refere àquilo que não pode ser dividido. Trata-se, por conseguinte, de uma unidade independente (relativamente a outras unidades) ou de uma unidade elementar (relativamente a um sistema maior). O conceito implica diversas considerações no campo da lógica
...