TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Casos: Ciências Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  2.570 Palavras (11 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 11

1- A globalização econômica estimulou um amplo processo de modernização das empresas, com grande aumento da competitividade dos mercados, que levaram à redução de custos. Indique o efeito negativo desse processo de globalização.

a. Ampliação do desemprego em vários países do mundo.

b. Amplo processo de modernização da economia com a entrada de produtos importados.

c. Ampliação do mercado consumidor de produtos nacionais.

d. Diminuição dos níveis de desemprego em todos os países do mundo.

e. Proporcionou uma maior integração das políticas ambientais.

2- “O mundo está ficando cada vez menor.”

A frase anterior expressa certo senso comum na atualidade, quando observamos que empresas europeias estão fabricando seus produtos na Ásia. A China enche o mercado estadunidense com seus produtos. O fascínio pelas mercadorias importadas, a flexibilização do processo de produção e a incorporação de novas tecnologias são indicativos da:

a. Globalização política.

b. Globalização das fronteiras.

c. Globalização do consumo.

d. Globalização social.

e. Globalização dos mercados.

3- A violência urbana é grande em países em que funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Países com instituições frágeis e com profundas desigualdades econômicas e países ricos têm sido alvo do aumento da violência. Analise as afirmativas a seguir:

I - Fenômeno disseminado em grandes cidades, a violência urbana é determinada por valores culturais, sociais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade.

II - A violência urbana não é uma preocupação exclusivamente brasileira, mas sim uma questão que preocupa tanto os países em desenvolvimento como os desenvolvidos.

III - O fenômeno da violência urbana está restrito aos grandes centros. Esse problema não é encontrado em pequenos centros urbanos, em todo o país, onde recentemente as manchetes dos jornais mostram diminuição no número de assaltos, homicídios e outros atos de violência, o que tem contribuído para a migração da população para essas áreas.

IV - A solução para o problema da violência urbana envolve não apenas a questão da segurança pública, mas também questões como melhoria do sistema de educação, moradia, oportunidades de emprego, entre outros fatores e requer uma grande mudança nas políticas públicas e na sociedade como um todo.

a. I e III estão corretas.

b. II, III e IV estão corretas.

c. I, II e IV estão corretas.

d. III e IV estão corretas.

e. II e IV estão corretas.

4- Leia o texto a seguir:

“Art. 1o: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V - o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”

A partir do texto Constitucional, podemos concluir que o poder emana do povo através:

a.

Dos partidos políticos organizados, legítimos representantes das diferentes classes sociais, são os principais elementos da democracia na atualidade.

b. Do sufrágio universal, expressão dos anseios da maioria da população, assegura a escolha de governos que garantem ao povo os direitos de cidadania.

c. Dos programas sociais do governo que asseguram a liberdade de exercício da cidadania.

d. Da organização dos sindicatos classistas que garantem a defesa dos interesses dos trabalhadores e, consequentemente, da democracia.

e. Da liberdade de imprensa que garante a democracia e a participação social de todos nas decisões importantes do país.

5- A questão da violência urbana (tráfico de drogas, jogo do bicho, crime organizado, corrupção policial etc.) tem atraído a atenção da imprensa, do governo e da opinião pública nos últimos anos, alcançando proporções alarmantes. Sobre as origens sociais desse grave problema social, podemos assinalar:

a. A ausência de uma política de assistência social permite a proliferação de pessoas que se negam a trabalhar e a cuidar de seus filhos, optando por uma vida marginal e pobre.

b. A violência urbana no Brasil se resume às favelas do Rio de Janeiro, devido aos acordos políticos entre os governantes cariocas, os traficantes e os bicheiros durante a década de 1960.

c. Já que, em pouco tempo, serão absorvidos pelo sistema produtivo urbano, os migrantes expulsos de suas terras se entregam à ociosidade e ao tráfico de drogas, procurando enriquecer rapidamente para montar seu próprio negócio.

d. A explosão populacional urbana, provocada pelo êxodo rural acelerado, e a exclusão social, provocada pelo desemprego e pela falta de perspectivas culturais, fornece a base social para a criminalidade urbana.

e. A ampliação do acesso da população ao sistema escolar, tendo em vista o surgimento de novas formas de violência, como massacres e a prática do bulling.

6- Mudanças na tecnologia e massificação da sociedade contribuíram para o crescimento da globalização. Hoje, o mundo se transformou num grande mercado, com informações circulando nos meios de comunicação de maneira veloz. Com a globalização, a sociedade internacional:

a. Extinguiu as diferenças sociais entre as culturas, abrindo as portas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com