Ciências Sociais
Monografias: Ciências Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: willey • 23/2/2015 • 387 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
A crença no sobrenatural pode ter emergido dos componentes mais básicos de cognição humana. Deus pode existir ou não, mas seus seguidores certamente existem. Quase toda civilização adora alguma variedade de poder sobrenatural, o que sugere que os seres humanos sejam talhados para acreditar em algo que, por definição, não é deste mundo. Mas por que? Evolutivamente falando, como poderia a crença em algo com ausência de evidência física ter ajudado a sobrevivência do primeiro Homo sapiens?
Os biólogos evolutivos Stephen Jay Gould e Richard Lewontin da Universidade de Harvard propuseram que o pensamento religioso seja um efeito colateral das tendências que mais concretamente ajudam seres humanos a ter sucesso. Possivelmente o mais primitivo é o nosso “descobridor de agência”, que é a capacidade de inferir a presença de outros. Ao ouvir os sussurros de grama pisada à distância, nosso primeiro instinto é entender que alguém ou algo pode estar espreitando. Esta propensão tem óbvias vantagens evolutivas: se tivermos razão, acabam de alertar-nos de um predador próximo. (E se estamos errados, nenhum dano é causado e podemos regressar à colheita de frutos.)
Além do mais, os seres humanos instintivamente constroem narrativas para dar sentido ao que pode ser uma mistura desligada de eventos. Nassim Nicholas Taleb, autor de 'Cisne Preto' e um professor de engenharia de riscos, chamam isto “a falácia de narrativa” - inventamos histórias de causa-e-efeito para explicar o mundo à nossa volta mesmo se quando fatos reais ditaram as circunstâncias. Deuses, revestidos de onipoência e isentos de questionamento natural podem ser usado para explicar qualquer evento misterioso.
Finalmente, os seres humanos podem imaginar os pensamentos e as intenções alheias e imaginar que eles são diferentes do nosso próprio; um traço conhecido como 'teoria da mente'. A condição, que é severamente diminuída em crianças autistas, é tão fundamental ao ser humano que poderia até ser a condição prévia necessária à civilização. É um pequeno passo da imaginação sobre a mente de outra pessoa - mesmo se você não lhe tem nenhum acesso direto - a imaginação da mente de uma divindade.
Tomado em conjunto, as adaptações evolutivas que fizeram o jardim da sociedade humana florescer também forneceu a terra fértil da crença em Deuses. Naturalmente, é impossível transportar-nos de volta à primeira civilização e testar rigorosamente essas idéias assim, possivelmente, esta é apenas mais uma idéia sobre o divino.
...