Ciências sociais
Projeto de pesquisa: Ciências sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cris0708 • 5/4/2014 • Projeto de pesquisa • 2.584 Palavras (11 Páginas) • 190 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A
Unidade: UMUARAMA/PR (4121) - PR Curso: ADMINISTRAÇÃO Série: 2 Turmas: A
Grupo: 779 Disciplina: DMI8087-Ciências Sociais
ATPS: Ciências Sociais
Professora EAD: Prof.ª Ma. Mariciane Moraes Nunes
Tutor EAD: Tutor Polos-Centro de Educação a Distância (CEAD)
RA - NOME
UMUARAMA
2013
ATPS: Ciências Sociais
Atividades apresentada como requisito para conclusão da disciplina de DMI808-Ciências Sociais, tendo como orientadora a Prof.ª Ma. Mariciane Moraes Nunes e, Tutor Polos-Centro de Educação a Distância (CEAD).
UMUARAMA
2013
Sumário
INTRODUÇÃO 3
ETAPA – 1- Cultura, Individuo, Sociedade 4
ETAPA - 2 - A classe operaria vai ao paraíso 5
ETAPA – 3 7
ETAPA 4 - Uma reflexão sobre o Meio Ambiente e o futuro da humanidade 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 10
INTRODUÇÃO
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.
Como toda forma de conhecimento intitulada ciência, a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. O conhecimento sociológico, por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, constituem um instrumento de compreensão da realidade social e de suas múltiplas redes ou relações sociais.
ETAPA – 1- Cultura, Individuo, Sociedade
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.
Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura do soja, a cultura do arroz etc.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. A cultura como antropologia procura alcançar ou representar o saber experiente de uma comunidade apreendido através da organização do seu espaço, na ocupação do seu tempo, na manutenção e defesa das suas formas de relação humana e conceitos médios, chegando àquilo a que podemos chamar a sua alma cultural no sentido das normas de condutas ideais estéticas e formas de apresentação, tudo concebido à sua medida. Obtém esses resultados no cotidiano tanto fortuito como regular, como ainda nas suas expressões de festa, homenagem e sacrifício.
Individuo é uma pessoa livre, autonoma, consciente do seu “status” e do seu “papel”, integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, cônscia dos seus direitos e também de seus deveres.
Sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade. Embora as sociedades mais desenvolvidas sejam as humanas (estudadas pelas ciências sociais como a sociologia e a antropologia), também existem as sociedades animais (estudadas pela sociobiologia ou a etologia social).
As sociedades humanas são formadas por entidades populacionais cujos habitantes e o seu entorno se interrelacionam num projeto comum que lhes outorga uma identidade de pertença. O conceito também implica que o grupo partilhe laços ideológicos, económicos
...