TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Dissertações: Clima Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O contexto que compreende uma conglomeração e suas funcionalidades perante o mercado a qual atende, depende de vários fatores para que obtenha o sucesso almejado.

No mundo contemporâneo, a qual a globalização se apresenta, exigem-se mais ações específicas e práticas personalizadas em cada ambiente de operação. Palavras como inovação, temperamento e comportamento estão cada vez mais enraizadas num contexto comercial a qual a sociedade se inseriu.

Esta ATPS visa estabelecer alguns fundamentos, teses e respostas quanto ao sucesso ou não de um clima organizacional. Quando observado o ambiente de trabalho, percebem-se os reflexos internos e externos na conduta dos grupos e, consequentemente, a real importância do estudo sobre o Comportamento Organizacional (C.O).

Durante o desenvolvimento deste trabalho, pesquisas, leituras e participação de voluntários, foram se segmentando e estabelecendo um portfólio de informações tangíveis ao entendimento de questões que o C.O estabelece.

Capítulo 1

1. Um conceito de comportamento organizacional elaborado pela equipe:

O estudo do comportamento organizacional busca compreender e analisar o comportamento dos indivíduos perante seu local de trabalho, avaliando aspectos como a personalidade do individuo e suas atitudes, além das relações que estabelece com as outras pessoas e com a organização para a qual trabalha.

Tem a finalidade de atingir o aumento da produtividade e eficácia, de diminuir o absenteísmo e aumentar a assiduidade, e de reduzir a grande rotatividade no mundo das organizações. Para se realizar o estudo são utilizados três conceitos: a explicação, onde se identifica as causas que levaram a certo fato, acontecimento ou fenômeno dentro da organização, a previsão, que visa identificar problemas futuros, e o controle, onde se utilizam os conhecimentos da previsão e da explicação para desenvolver-se um plano ou ação a fim de controlar ou impedir eventos futuros desfavoráveis ao ambiente organizacional.

É necessário compreender que o comportamento organizacional estabelece-se através de diversas variáveis, entre elas a estrutura, o clima e cultura organizacional, o ambiente de trabalho e o planejamento.

2. Uma comparação entre conceitos de Dubrin e Robbins sobre comportamento organizacional:

Para Andrew J.Dubrin, comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. Comportamento organizacional são as ações do individuo na empresa, sua personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.

De acordo com ele, a qualidade de vida dos indivíduos é impactada pelo fato de que eles passam a maior parte de seu tempo trabalhando dentro de organizações.

Segundo Stephen P. Robbins: “Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”.

Logo, explica que a relação individuo-organização deve ser desenvolvida para se alcançar um melhor nível do relacionamento organizacional.

(Fonte de pesquisa: ANDREW J DUBRIN - Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Thomson, 2006. STEPHEN P. ROBBINS – Comportamento organizacional. 9.ed.. São Paulo: Prentice Hall, 2002.)

3. Um quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados:

Sistema Aberto Sistema fechado

Recebe informações do meio ambiente (feedback) Não é influenciado pelo meio e não possui Feedback

Entropia negativa Entropia positiva

Troca matéria, energia e informação com o meio ambiente. Não recebe recursos ou influência do exterior. Também não influencia ou envia recursos para o mesmo.

Adapta-se as condições do meio. Não se adapta ao meio.

Hierarquia das Necessidades, em que a empresa atende as carências dos seus funcionários, incentivando seu desenvolvimento. Estuda a motivação humana e caracteriza a organização como sistema social cooperativo. Embasado na Teoria Clássica.

Não se preocupa com o potencial do empregado. Apenas visa especializar o trabalho do mesmo para aumentar a produtividade da empresa. O Homem é visto como uma máquina (mecanicismo)

(Fonte de pesquisa: http://amigonerd.net/humanas/administracao/sistema-fechado-e-sistema-aberto)

Capítulo 2

1. Pesquisa sobre o conceito de Inovação aplicada a vinte pessoas em diferentes faixas etárias:

• Mario Silveira: A inovação é o motor para a evolução, é necessário inovar diariamente, sempre tentando aprimorar o que já existe e criar novas coisas que nos ajudem no dia-a-dia.

• Cíntia Jardim: É muito importante inovar, nos ajuda a atingir nossos objetivos. Devemos manter a mente sempre aberta para coisas novas.

• Monica Vieira: A inovação é sair da rotina, mudar coisas que já existem.

• Marcos Vieira: Inovar é ter bastante criatividade e criar coisas novas.

• Carlos Vieira: Acho que a inovação acontece a todo o momento, sempre que procuramos novas maneiras de resolver problemas do dia-a-dia, etc.

• João Pedro Soares: Na minha opinião a inovação está relacionada com melhorar e agilizar aquilo que já existe, facilita o nosso cotidiano.

• Vinicius Silva: Cada dia novo é uma oportunidade, uma chance de inovar e conquistar suas metas. Inovação é seguir em frente, um exercício para todos os dias, e achar novos caminhos para suceder no que te interessa.

• Cristiane Rosa: Aqueles que inovam estão sempre um passo a frente dos outros, dependendo se sabem aplicar suas ideias de forma a atingir sucesso.

• Mariana Pereira: Nosso mundo está muito competitivo, ter uma visão mais aberta e mais perceptiva é essencial, pois se não desenvolvermos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com