TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codigos De Etica Serviço Social

Dissertações: Codigos De Etica Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

CÓDIGOS DE ÉTICA DOS ASSISTENTES SOCIAIS

A questão social é vista sob uma analise político-idológico dos discursos éticos, a conservação da ordem social impõe uma consideração moral da questão social dentro do capitalismo monopolista, os projetos societários favorecem as classes dominantes prevalecem os interesses em projetos que não ponha em risco a produção do capital. O Serviço Social até o fim dos anos 50 tinha suas ações sob as estratégias do Estado capitalista que utilizava o serviço social como instrumento de controle e manipulação por meio de políticas assistencialista, pelo conservadorismo da época, o assistente social agia de várias maneiras para atender a Igreja e ao Estado, caracterizou-se a prática empirista, eclético e burguês em um período de duas décadas.

Em 29 de setembro de 1947 foi aprovado o primeiro código de ética profissional dos assistentes sociais. Nesse código o homem era definido com ser desajustado assim como a sociedade,os profissionais tinham que desenvolver as atividades de maneira assistencialistas inspirados na caridade cristã.

Com o objetivo de apoiar e orientar melhor os assistentes sociais, o código de ética de 1965 foi aprovado em 08 de maio do mesmo ano,definindo o homem como ser inteligente e livre, no entanto a sociedade ainda era complexa e a atuação do assistente social ainda era assistencialista e o mesmo só tinha deveres e nenhum direito. Assim sentiu-se a necessidade de aprovar em 30 de janeiro o terceiro código de ética, o de 1975,para esse o homem e a sociedade já se tornara o centro,o objeto,o fim da vida social,e a atuação do assistente social é de zelar,defender e encoraja-lo favorecendo a estabilidade e a integridade.

Com essa linha de raciocinio nos anos 80 entra o código de ética de 1986 aprovado em 09 de maio do mesmo ano, agora vendo o homem como ser social devido as mudanças de pensamento e ações da sociedade,ou seja, a mesma impôs modificações nunca vista até aquele momento,foi a década da renovação inclusive para os profissionais de serviço social que apartir desse momento passou a discutir,refletir,contribuir e criar com os usuario mecanismo de superação das dificuldades dos mesmos. O código de 1986 foi tão proveitoso que em 15 de março de 1993 foi a provado o quinto e atual código de ética dos assistentes social,onde permaneceu a visão de ser social onde a sociedade estava desenvolvendo a capacidade teleológica, projetiva e consciente e a atuação dos profissionais são livres, criticas com deveres e direitos também.

O homem tem seu contexto histórico a partir dos acontecimentos do século XIX E XX o mundo passou a conviver com a proposta de um novo tempo, uma nova sociedade em meio à sucessão de grandes acontecimentos as mudanças no comportamento humano e no conceito moral e ético, nesta época as escolas e universidades tinham forte influência religiosa e o estudo acadêmico cresce, o homem passou a ser mais critico e cientifico a filosofia não trata do homem não só no caráter físico e metafísico mostra preocupação também com seu enquadramento na sociedade e suas intervenções pessoais, em conseqüência do antagonismo das classes ocorre uma mudança no conceito de moral e ética. Segundo Barroco (2003) os valores e sentimentos da sociedade são voltados para o consumismo não se pauta na convivência social mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com