TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comitê Olimpico

Ensaios: Comitê Olimpico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  315 Visualizações

Flexibilidade pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais em permitir, sem danos ou lesões, a ampla movimentação em uma articulação ou grupos de articulações, ou então, como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

Tipos de flexibilidade

Ativa

Flexibilidade ativa é a maior amplitude de movimento alcançada usando apenas a contração dos músculos agonistas e sinergistas, enquanto os antagonistas são alongados. O desenolvimento deste tipo de flexibilidade pode ser mais difícil, pois requer a flexibilidade passiva para assumir a posição inicial e da contração dos músculos agonistas para mantê-la. Algumas atividades que necessitam o desenvolvimento deste tipo de flexibilidade são: Ginástica rítmica, Ginastica olimpica, Ballet, Artes marciais, entre outras.

Flexibilidade passiva

Flexibilidade passiva é a maior amplitude de movimento que se pode assumir utilizando forças externas, por exemplo: peso do corpo, a ajuda de um parceiro, o uso de aparelhos, entre outros. Isto é o que vem à mente quando a maioria das pessoas pensa sobre flexibilidade. A flexibilidade passiva é sempre maior que a flexibilidade ativa, e a diferença entre as duas são chamadas de “reserva de movimentos”.

Beneficios

Embora o aprimoramento e manutenção de uma boa amplitude de movimento ajudem a melhorar a qualidade de vida e auxilie no desempenho esportivo, a flexibilidade é um componente frequentemente negligenciado em um programa de condicionamento físico. Entre alguns benefícios, podemos citar.

Profilaxia de lesões;

Profilaxia postural, profilaxia de desequilibrio muscular;

Otimização das capacidades motoras condicionantes e coordenativas;

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com