Como Se Desenvolvem E Aprendem As Crianças Da Etapa De Educação Infantil?
Monografias: Como Se Desenvolvem E Aprendem As Crianças Da Etapa De Educação Infantil?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lulukacardoso • 24/4/2014 • 463 Palavras (2 Páginas) • 3.249 Visualizações
Devemos levar em consideração três conceitos relacionados: a maturação, o desenvolvimento e aprendizagem. Maturação refere-se ao desenvolvimento físico, ou seja, o crescimento das crianças. O desenvolvimento refere-se ao aumento e refino das capacidades naturais do ser humano (falar, raciocinar, criar etc). E por fim a aprendizagem, que amplia nossos conhecimentos e muda nosso modo de pensar e agir.
Quando nascem, as crianças necessitam de cuidados básicos e a medida que crescem se tornam mais complexas e necessitam de mais cuidados. É importante destacar que cada criança se desenvolve de uma forma e num tempo diferente, isso ocorre devido à herança de cada um, ou seja, as características do código genético que é hereditário, e portanto diferente para cada pessoa. O código genético humano é dividido em duas partes: a parte fechada (fatores determinados, não depende da interação com o meio) e a parte aberta ( que se desenvolve através da interação com o meio). Nas atividades diárias, a predominância de uma dessas partes é que determinada as diferenças de aprendizagem e desenvolvimento entre pessoas.
Com tudo, no momento de ensinar, é preciso cuidado ao estabelecer relação entre aprendizagem e desenvolvimento, para Vygotsky é necessário uma série de aprendizagens para chegar ao desenvolvimento, ele diz também que a criança é capaz de desempenhar algumas tarefas sozinha (desenvolvimento efetivo), porém para adquirir conhecimentos e realizar atividades mais complexas ela precisa ter contato com pessoas mais capazes (desenvolvimento potencial).
Como as crianças aprendem?
As crianças podem aprender de diversas formas, através de experiência, imitação, prêmio e castigo e através da formação de “andaimes” por parte de alguém com mais experiência etc.
Piaget destaca a aprendizagem através da exploração de objetos, que amplia os esquemas de ação das crianças pequenas, elas aguçam os sentidos, percebendo os cheiros, a textura, a forma e todas as características dos objetos que exploram. Nesta fase, denominada sensório-motora, a criança precisa experimentar, precisa sentir os objetos para assim conhecer o mundo a sua volta.
A aprendizagem também ocorre na experiência com situações diárias, assim a criança estabelece relação entre os objetos e as situações, ela começa a entender sucessão das cenas (primeiro tomamos café, depois almoçamos, depois jantamos), quais objetos é utilizado para qual ação etc.
Os prêmios e castigos servem para que o indivíduo entenda os limites de aceitação das suas ações, o que se pode ou não fazer. A aprendizagem por imitação é basicamente seguir o exemplo das pessoas importantes que convivem com a criança, ela irá imitar expressões, ações e falas de determinadas pessoas.
E finalmente chegamos aos “andaimes”, que como o próprio nome sugere, é uma base que sustentará a aprendizagem da criança, essa base é dada geralmente por um adulto, mas também pode vir de um colega que possua mais experiência.
...