Como o capitalismo surgiu?
Tese: Como o capitalismo surgiu?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rts230690 • 16/8/2014 • Tese • 288 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
Como surgiu o capitalismo?
O surgimento do capitalismo relaciona-se à crise do feudalismo, que deu sinais de esgotamento, basicamente, do descompasso entre as necessidades crescentes da nobreza feudal e a estrutura de produção, assentada no trabalho servil. O impacto sobre o feudalismo foi fulminante, já que o sistema tinha potencialidade mercantil, isto é, a possibilidade de desenvolvimento do comércio em seus limites. Senhores foram estimulados a consumir novos produtos e, para tanto, foram obrigado a aumentar suas rendas, produzindo para o mercado urbano. Precisaram, então, mudar as relações servis, transformando os servos em homens livres, que arrendavam as terras com base em contratos. As feiras medievais ganharam novo dinamismo. Foram perdendo o caráter temporário, estabilizaram-se, transformaram-se em centros permanentes, as cidades mercantis.
Os burgueses compravam dos senhores feudais os direitos para trocar suas atividades. Para proteger seus interesses, organizavam-se em associações, as guildas. Os artesãos se organizaram em corporações, que defendiam seus membros da concorrência externa e fiscalizavam a qualidade e o preço dos produtos.
Nas cidades maiores, onde a indústria de seda ou lã era desenvolvida, os mestres contratavam diaristas que recebiam por jornada: eram os jornaleiros, antecessores dos modernos assalariados, que se tornariam numerosos a partir do século XVI.
O que é assistencialismo?
Filantropia = quer dizer caridade, significa amor a humanidade. A sociedade produziu formas associativas para atuar na esfera pública em nome da reciprocidade, solidariedade e compaixão. A filantropia não escolhe causas, nem prejulga o que deve ou não deve ser feito com o dinheiro.
Assistencialismo = ação de pessoas, organizações governamentais ou entidades da sociedade civil junto as camadas mais pobres da comunidade, com objetivo de apoiar ou ajudar de forma pontual, oferencendo alimentos, medicamentos, entre outros gêneros de primeira necessidade, não transformando a realidade social.
...