Compensação
Seminário: Compensação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: willian_vaz • 12/11/2013 • Seminário • 421 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
Compensação
O nome compensação é dado ao sistema de incentivos e recompensas que a organização estabelece para remunerar e recompensar as pessoas que para ela trabalham, funciona como um retorno pela execução de tarefas organizacionais. É basicamente uma relação de intercambio entre as pessoas e a organização. Cada empregado transaciona com o seu trabalho para receber recompensas financeiras e não financeiras.
Compensação financeira pode ser direta e indireta.
Compensação financeira direta: Consiste no pagamento que cada empregado recebe na forma de salário, bônus, prêmios e comissão. Salário é a retribuição em dinheiro ou equivalente paga pelo empregador ao empregado em função do cargo que este exerce e dos serviços que presta durante determinado período de tempo.
Compensação financeira indireta: é o salário individual decorrente de clausulas da convenção coletiva do trabalho e do plano de benefícios e serviços sociais oferecidos pela organização como: férias, gratificações, gorjetas, adicionais, participação nos resultados, horas extraordinárias.
Compensação não financeira: Atualmente é considerada uma das melhores maneiras para conseguir obter maiores resultados dentro de uma empresa. Ela pode ter um impacto mais significativo sobre satisfação e motivação do que as tradicionais recompensas. Este tipo de compensação visa o reconhecimento de um trabalho bem feito, como:
Elogio verba informal;
Reconhecimento formal para toda a empresa;
Reconhecimento formal para o colaborador;
Viagens em grupos ou individuais;
Ingressos em eventos.
Remuneração
É a soma do salário contratual estipulado (mensal, por horas e etc.), com o vale alimentação, moradia, gorjetas e etc. É considerado como a totalidade de ganhos do empregado, pagos diretamente ou não pelo empregador. A remuneração produz grandes efeitos de idéias e no comportamento do pessoal.
Sistema de remuneração: inclui o pacote total de benefícios, que a organização colocar á disposição de seus membros, e os mecanismos e procedimentos pelos quais estes benefícios são distribuídos.
Planos individuais:
Salário pelo tempo trabalhado;
Incentivo por tempo de casa;
Incentivo por mérito;
Premio de produção;
Comissão.
Planos grupais:
Planos de incentivos a produção;
Planos de participação nos ganhos de produtividade;
Planos de participação nos lucros.
Remuneração Social: empresas com excelentes planos de incentivos não financeiros pode atrair, motivar e reter pessoas talentosas. Essa remuneração foca na qualidade de vida dos profissionais, normalmente traduzida em benefícios,
...