Competição e monopólio
Seminário: Competição e monopólio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GBRG23 • 12/12/2013 • Seminário • 1.263 Palavras (6 Páginas) • 486 Visualizações
A competição e o monopólio são formas extremas de estrutura de mercado. A competição ocorre quando há muitas empresas no mercado que oferecem produtos idênticos; o monopólio ocorre quando há apena uma empresa em um mercado. Esses são os casos extremos, porém muitos setores ficam em algum ponto entre esses extremos. As empresas nesses setores têm concorrentes, mas ao mesmo tempo não enfrentam tanta competição a ponto de serem tomadoras de preços. Os economistas chamam isso de competição imperfeita.
O oligopólio é um tipo de competição imperfeita. Em essência um mercado oligopolista é aquele que há poucos vendedores. Como resultado, os atos de qualquer um dos vendedores do mercado podem ter grandes impactos sobre os lucros de todos os outros. Ou seja, as empresas oligopolistas são interdependentes.
Há dois tipos de mercados em que a competição é imperfeita, em um oligopólio e em um mercado competitivo monopolisticamente. Um oligopólio é um mercado com poucos vendedores, cada um oferecendo um produto similar ou idêntico aos demais. A competição monopolística descreve uma estrutura de mercado em que há muitas empresas que vendem produtos que são similares, mas não são idênticos. Em um mercado competitivo monopolisticamente, cada empresa tem monopólio sobre o seu produto, mas muitas outras empresas têm produtos similares que disputam pelos mesmos clientes.
A primeira coisa que devemos perguntar para saber qual é o tipo de mercado é quantas empresas há nele. Se há apenas uma, o mercado é um monopólio. Se há poucas empresas, é um oligopólio. Se há muitas empresas, deve-se perguntar se a empresa tem produtos idênticos ou diferenciados. Se vendem produtos diferenciados, o mercado é competitivo monopolisticamente. Se vendem produtos idênticos o mercado é perfeitamente competitivo.
Como em um mercado oligopolista há somente um pequeno numero de vendedores, uma característica chave do oligopólio é a tensão entre a cooperação e o interesse próprio. O grupo de oligopolistas se beneficia se coopera e age como se fosse um monopólio, produzindo uma pequena quantidade de produto e cobrando um preço superior ao custo marginal. Mas, como cada oligopolista se preocupa somente com seu próprio lucro, há fortes incentivos em ação que impedem que um emprego de empresas mantenha os resultados de um monopólio.
2.1 Duopólio
Um duopólio é oligopólio com apenas dois membros e devido a isso é um dos tipos mais simples de oligopólio. Para entendermos de forma mais clara o comportamento do oligopólio, demonstraremos o mesmo por meio de um exemplo bastante conhecido de um duopólio, a demanda por água, porém esse fato não trará nenhum tipo de perda de conteúdo pois os oligopólios com apenas dois membros enfrentam os mesmos tipos de problemas daqueles que possuem mais membros.
De acordo com o exemplo da demanda da água temos uma cidade com apenas dois produtores/fornecedores de água, João e Maria , os mesmos tem poços que produzem água potável e durante toda a segunda-feira João e Maria tem que decidir quantos galões de água vão bombear, levar para a cidade de Viana e vender pelo preço que o mercado puder pagar. João e Maria podem bombear a quantidade de água que quiserem sem nenhum tipo de custo, ou seja, o custo marginal é igual a zero.
Escala de Demanda de Água
Quantidade
(em galões) Preço
( $ ) Receita Total
(e lucro total)
0 $ 120 $ 0
10 $ 110 $ 1.100
20 $ 100 $ 2.000
30 $ 90 $ 2.700
40 $ 80 $ 3.200
50 $ 70 $ 3.500
60 $ 60 $ 3.600
70 $ 50 $ 3.500
80 $ 40 $ 3.200
90 $ 30 $ 2.700
100 $ 20 $ 2.000
110 $ 10 $ 1.100
120 $ 0 $ 0
A tabela 1 mostra
...