Competência
Artigos Científicos: Competência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulramos • 17/3/2015 • 353 Palavras (2 Páginas) • 124 Visualizações
podemos definir como o conjunto de reações e atitudes de um indivíduo ou grupo de indivíduos em face do meio social.
Em teoria de sistemas, comportamento é a responda observável de um estímulo. Nos animais, por exemplo, envolve essencialmente instintos e hábitos aprendidos. O ser humano está sempre recebendo estímulos do ambiente em que vive e interage, seu comportamento, ou seja, suas respostas a esses estímulos, variam muito de acordo com cada pessoa.
Instinto e culturaEditar
Dois exemplos clássicos de comportamento são instintivo e cultural, desenvolvidos ao extremo, são o dos insetos, por um lado, e dos mamíferos, por outro. Enquanto que os primeiros praticamente não têm aprendizado e nascem com quase toda a informação que precisam para sobreviver, os segundos são seres com comportamento social e que precisam da convivência em grupo (pelo menos na infância) para adquirir o acúmulo de sucessos das gerações anteriores, transmitido culturalmente e não no equipamento genético.
Respondente e operanteEditar
Os comportamentos são divididos em duas classes: Respondente e Operante.
Respondente ou Reflexo: involuntário; ação de componentes físicos do corpo (ex: glândulas, sudorese, etc…); (Sistema Nervoso Autônomo [S.N.A.])
Operante: voluntário; ação de músculos que estão sob controle espontâneo (ex: comer, falar…); é controlado pelas suas conseqüências.
PsicologiaEditar
Em psicologia, o comportamento é a conduta, procedimento, ou o conjunto das reações observáveis em indivíduos em determinadas circunstâncias inseridos em ambientes controlados. Podendo ser descrito como uma contingência tríplice composta de antecedentes-respostas-conseqüências, ou respostas de um membro da contingência.
O comportamento é objeto de estudo do Behaviorismo, uma das mais importantes abordagens da psicologia, que se iniciou no começo do século XX, e foi proposto por John Broadus Watson.
FreudEditar
Freud salientou a importante relação existente entre o comportamento de um ser humano adulto e certos episódios de sua infância, mas resolveu preencher o considerável hiato entre causa e efeito com atividades ou estados do aparelho mental. Desejos conscientes ou inconscientes ou emoções no adulto representam esses episódios passados e são considerados como os responsáveis diretos de seu efeito sobre o comportamento. Em relação aos costumes e comportamentos sociais esse autor trouxe uma série de contribuições para antropologia tomando essa ciência como referência para a psicanálise, o método clínico que desenvolveu.
Antropologia
...