Comunicação E Expressão
Trabalho Universitário: Comunicação E Expressão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Priscilla0911 • 2/10/2013 • 308 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
Monte Castelo – Intertextualidade
Na década 80, a banda Legião Urbana lança em seu álbum a música “Monte Castelo”, escrita pelo compositor Renato. Pode-se observar na canção uma intertextualidade com o soneto 11 de Luís Vaz de Camões “Amor é um fogo que arde sem se ver”, com o“O amor é um dom supremo” escrito pelo apóstolo Paulo à Igreja capítulo 13 do livro bíblico Coríntios.
Na musica o autor une três diferentes textos, um bíblico, um poético, e um de própria autoria para constituir a sua obra.
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria. (1 Coríntios 13:1) – Bíblico, De nada valeria saber se comunicar com os homens e suas diversas línguas e com os anjos, se não ouve-se um sentimento de amor mútuo, para se alcançar a paz e a felicidade entre todos.
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade. - soneto 11 de Luiz Vaz de Camões, No soneto expressa uma dualidade, um sentimento profundo e controverso, que extrai do a beleza e ao mesmo tempo o sofrimento que representa o amor (nesse ultimo caso um amor inalcançável ou não correspondido).
É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal,
Não sente inveja ou se envaidece.
Renato, o autor relata que só através do amor é possível se conhecer a verdade e que ele é um sentimento puro do qual não dar lugar para a inveja e não se acaba, mas se eterniza.
...