Comunicação E Linguagem
Dissertações: Comunicação E Linguagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Glenio • 11/5/2014 • 645 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DIATÓPICA E DIASTRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA EM SOCIEDADE
2010
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DIATÓPICA E DIASTRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA EM SOCIEDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação e Linguagem.
Prof. Marcelo Silveira
Brasília de Minas/MG
2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................4
2 VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS................................................................................4
2.1 VARIAÇÃO DIATÓPICA.....................................................................................4
2.2 VARIAÇÃO DIASTRÁTICA.................................................................................4
3 CONCLUSÃO........................................................................................................5
4 REFERÊNCIAS.....................................................................................................6
Qualquer língua tem suas variações. Elas podem ser entendidas através da história da sociedade no decorrer do tempo (variação histórica) e no espaço (variação regional). Na língua portuguesa, a variação mais evidente é diferença entre o português falado no Brasil e o de Portugal. No Brasil elas são inúmeras e são justificadas não apenas pelo fator histórico, que leva a profundas transformações em qualquer língua, como também e, principalmente, pelas diferenças regionais, sociais, grau de escolaridade, sexo e categorias profissionais.
Variação diatópica é o mesmo que variação geolinguística ou dialectal, ou seja, a variação que a realização da língua apresenta em função de factores de natureza geográfica. Neste contexto, e no Brasil, estes factores podem ser: a extensão do território e as áreas linguísticas, o tipo de organização das comunidades urbanas ou rurais; a sua dimensão; as características demográficas, etc.
À variação que da língua em função de fatores geográficos dá-se o nome de variação diatópica, também chamada de geolinguística ou dialectal. Os fatores que geram tais diferenças podem ser a extensão do território, o tipo de organização das comunidades urbanas e rurais, as características dos colonizadores, entre outros. Pode ocorrer com sons diferentes. Nesse caso, diz-se que ocorreu uma variação diatópica fonética. A diferença, porém, pode não ser de som, mas sim de vocabulário, ou seja, de palavras diferentes em sua estrutura. Essa variação denominamos de variação diatópica lexical, já que lexical significa “relativo a vocabulário”. Há também a variação diatópica sintática, que
...