Comunicação Virtual
Trabalho Universitário: Comunicação Virtual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: igorbrito26 • 22/3/2014 • 5.269 Palavras (22 Páginas) • 401 Visualizações
EME PROFESSORA ALCINA DANTAS FEIJÃO
COMUNICAÇÃO VIRTUAL
Evolução, Benefícios e Malefícios da Comunicação.
Ciro Paiva Ezellner
São Caetano do Sul – SP
2013
SUMÁRIO
1 COMUNICAÇÃO E SUA EVOLUÇÃO
1.1 Arte Rupestre
1.2 Papiro
1.3 Correio
1.4 Telégrafo
1.4.1 O telégrafo de Tochas
1.4.2 O Telégrafo de Tambores
1.4.3 O Telégrafo de Fumo
1.4.4 O Telégrafo Elétrico
1.5 Jornal
1.6 Rádio
1.7 Telefone
1.8 Televisão
2 INTERNET
3 COMUNICAÇÃO VIRTUAL
3.1 Redes Sociais e sua Evolução
4 BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA COMUNICAÇÃO VIRTUAL
4.1 Benefícios
4.2 Malefícios
1 COMUNICAÇÃO E SUA EVOLUÇÃO
Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentesinformações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.
A mensagem é codificada num sistema de sinais definidos que podem ser gestos, sons, indícios, uma língua natural (português, inglês, espanhol, etc.), ou outros códigos que possuem um significado (por exemplo, as cores do semáforo), e transportada até o destinatário através de um canal de comunicação (o meio por onde circula a mensagem, seja por carta, telefone, comunicado na televisão, etc.).
Nesse processo podem ser identificados os seguintes elementos: emissor, receptor, código (sistema de sinais) e canal de comunicação. Um outro elemento presente no processo comunicativo é o ruído, caracterizado por tudo aquilo que afeta o canal, perturbando a perfeita captação da mensagem (por exemplo, falta de rede no celular).
Quando a comunicação se realiza por meio de uma linguagem falada ou escrita, denomina-se comunicação verbal. É uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos e a mais importante nas sociedades humanas.
As outras formas de comunicação que recorrem a sistemas de sinais não-linguísticos, como gestos, expressões faciais, imagens, etc., são denominadas comunicação não-verbal.
Alguns ramos da comunicação são: a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
O termo "comunicação" também é usado no sentido de ligação entre dois pontos, por exemplo, os meios de transporte que fazem a comunicação entre duas cidades ou os meios técnicos de comunicação (telecomunicações).
Também chamado de "comunicação", são as várias ferramentas que estão se aperfeiçoando ao longo dos anos.
1.1 Arte Rupestre ( 40.000 anos A.C. )
A arte rupestre é o nome dado a gravuras presentes em grutas e cavernas onde o homem expunha principalmente, as suas caçadas e conquistas.
Esta seria uma forma de manifestação simbólica mas também um modo de assegurar a sobrevivência das futuras gerações.
Estas figuras situam-se principalmente na região de França, Espanha e Europa Ocidental já que esta sempre foi uma zona bastante rica em termos de abundância de alimento. Em Portugal, os locais que oferecem maior destaque são a Gruta do Escoural no Alentejo e as gravuras ao ar livre no Vale do Côa.
1.2 Papiro ( 2500 anos A.C. )
Após a invenção da escrita, os egípcios desenvolveram a técnica de produzir folhas de papiro a partir da planta de papiro. A folha de papiro era obtida utilizando a parte interna, branca e porosa do caule do papiro.
As folhas de papiro eram utilizadas com o intuito de manter um registo permanente de informação a reter para futuras gerações.
1.3 Correio ( 2400 anos A.C. )
O Correio é um meio de comunicação que começou – ainda no Antigo Egipto – por permitir aos Faraós o envio de cartas ou documentos por toda a extensão do seu Império. Essas cartas eram expedidas pelos seus mensageiros que realizavam diariamente dezenas de quilómetros, de modo a permitir a entrega ao destinatário sem muita demora.
Hoje em dia, com o apoio de gigantescas frotas de navios e aviões, o envio de cartas, documentos ou qualquer outro tipo de mercadoria são enviados por todo o globo a uma velocidade impressionante.
1.4 Telégrafo
O telégrafo consiste num instrumento criado com o objetivo de transmitir mensagens a longas distâncias. Esta foi uma forma utilizada para transmitir a outras povoações,
...