Conceito De Controle Operacional
Exames: Conceito De Controle Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: coisalindadedeus • 5/5/2013 • 417 Palavras (2 Páginas) • 6.386 Visualizações
Conceito de Controle Operacional
O controle é ferramenta de crucial importância no alcance das metas de gestão estabelecidas pelas entidades privadas e públicas.
Em termos técnicos, controle é a função administrativa que mede e avalia o desempenho, viabilizando a adoção imediata de ação corretiva quando alguma falha no processo controlado é identificada.
A principal finalidade do controle é assegurar que os resultados estratégicos, táticos e operacionais de uma organização sejam alcançados.
Por exemplo, o desempenho da Administração Pública alcançaria padrão aceitável de produtividade, atendendo efetivamente às necessidades da população, se todo servidor público fosse rigorosamente submetido a um controle de suas atividades, pelo seu superior hierárquico, no que tange às metas que precisa atingir por força de seu cargo público.
Infelizmente, na maioria dos órgãos públicos a gestão por resultados ainda é uma ilustre desconhecida. Ninguém avalia nada, pois não se tem interesse nisso, pois dá trabalho, o pessoal é via de regra despreparado e, ademais, o prejuízo não repercutirá no bolso do gestor negligente porque é suportado pelo contribuinte, eterno financiador da ineficiência do poder público.
Os Quatro Componentes.
Quatro componentes essenciais para uma organização é a função administrativa que se incumbe do agrupamento das atividades necessárias para atingir os objetivos da organização.
O agrupamento das atividades envolve a reunião de pessoas e recursos empresariais sob a autorização de um chefe. Assim, a organização precisa lidar com pessoas, órgãos e relações de autoridade e responsabilidade. Para que os objetivos sejam alcançados, os planos executados e as pessoas possam trabalhar eficientemente, as atividades precisam ser adequadamente agrupadas e a autoridade convenientemente distribuída.
Componentes da Organização.
TAREFAS – Esta relacionado a divisão do trabalho, funções, o trabalho a ser realizado em uma instituição é dividido, gerando a especialização de atividades e funções. As atividades ou funções se subdividem em tarefas que, por sua vez, devem estar em conformidade com os objetivos da organização.
PESSOAS – Esta relacionado com as habilidades, aptidões, interesses, experiências e prática, cada pessoa é designada para ocupar um cargo ou função, que é parte específica do trabalho global, e o comportamento de cada pessoa dentro da organização, a pessoa é designada para ocupar um cargo ou função, que é parte específica do trabalho global.
ÓRGÃOS - O trabalho e as pessoas são agrupadas em órgãos. Os órgãos são dispostos em níveis hierárquicos. A departamentalização é determinada de acordo com os critérios de melhor atendimento aos objetivos empresariais.
RELAÇÕES - Entre as pessoas e o trabalho, relacionamento entre uma pessoa com outras situadas em setores diferentes da empresa, relacionamento informal entre os participantes
...