Conceito De Etica
Ensaios: Conceito De Etica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amanda.torchia • 25/5/2014 • 878 Palavras (4 Páginas) • 309 Visualizações
Definição de Ética
Etimologia
O termo ética, proveniente do vocábulo grego ethos, significa costume, maneira habitual de agir, índole. Sentido semelhante é atribuído à expressão latina mos, moris, da qual deriva a palavra moral.
Em ambos os casos, a Ética pode ser entendida como a ciência voltada para o estudo filosófico da ação e conduta humana, considerada em conformidade ou não com a reta razão.
Sabemos que as ciências humanas são várias e estudam, sob diferentes ângulos, o homem e suas ações. A psicologia, por exemplo, analisa a natureza do entendimento e do conhecimento, junto com a vontade: o espírito humano, seu modo de ser e de agir. A sociologia ocupa-se do coletivo como um aspecto da vida individual; a ação humana inter-individual, realizada por um eu em sua relação com outros indivíduos, concorde ou não com as pautas e normas sociais. A lógica estuda os princípios da razão humana, ordenando e corrigindo a forma dos atos cognoscitivos.
Definição
A ética por sua vez estuda a moralidade, entendida como uma propriedade dos atos humanos, enquanto livres e ordenados ao seu fim. Deve-se atentar para o fato de que a inteligência adverte, de modo natural e intuitivo, a bondade ou maldade dos atos realizados*. Qualquer um tem a experiência de sentir certa satisfação, ou então um mal-estar, em decorrência das ações realizadas. Contudo, cabe sempre a dúvida do porquê tal ato é bom ou mau, sobre o que é o bem e o mal. A resposta a tais questões leva a um estudo científico dos atos humanos enquanto bons ou maus.
"Ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade do agir humano; quer dizer, considera os atos humanos enquanto são bons ou maus". (Definição proposta por Luño - 1982)
Ética como ciência
Embora a ética seja uma ciência filosófica e portanto de caráter especulativo, está orientada para a prática. Não deve se deter na mera contemplação de verdades, mas aplicar este saber às ações humanas; não pode limitar-se à reflexão ou mesmo à fundamentação última de umas normas, mas deve ser igualmente a transmissão destas normas. Aristóteles chegava a afirmar que não estudamos a ética "para saber o que é a virtude, mas para aprender a tornar-nos virtuosos e bons; de outro modo, seria um estudo completamente inútil”.
Fontes e métodos da Ética
Pode-se dizer, então, que a principal fonte da ética é a realidade humana, na qual a razão encontra e conhece os princípios da mesma, cumprindo a função de explicar, justificar e manifestar a experiência moral do homem. A Ética contempla a natureza, as condições universais da atividade moral, seu conteúdo (Ética Geral), para então aplicar estes princípios aos diversos campos em que a atividade do homem se realiza e concretiza (Ética Especial).
Natureza do Homem
Pode se achar lei tudo que se regule um ato ou operação, seja qual for sua espécie. Assim, é possível falar-se de leis físicas, técnicas ou morais.
A lei física determina o comportamento de um agente puramente natural (lei da gravidade, por exemplo), a lei da técnica ordena um ato humano para um
...