Conceito de Contabilidade de Custos
Projeto de pesquisa: Conceito de Contabilidade de Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliene1 • 29/11/2013 • Projeto de pesquisa • 837 Palavras (4 Páginas) • 345 Visualizações
Sumário
Introdução............................................................................................. 4
Conceito Contabilidade de Custos........................................................ 5
Lançamento de Compras......................................................................... 7
Apuração dos Custos.............................................................................. 9
Rateio dos Custos.................................................................................. 10
Distribuição dos Custos Indiretos.......................................................... 10
Quanto Custa um Funcionário no Brasil................................................ 12
Cálculo da Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio...................... 13
Considerações Finais............................................................................... 16
Bibliografia........................................................................... 17
INTRODUÇÃO
Realizaremos esta atividade com o objetivo de obter maior conhecimento a respeito de custos de materiais; em distinguir materiais diretos e indiretos e praticar cálculos de custos; identificação nas práticas sobre custos de produção, principalmente no que diz respeito a cálculos de rateio de custos, mediante entendimento de critérios de medição; obter máxima percepção sobre Custos Salariais, a relevância do assunto no cenário corporativo brasileiro, poder praticar cálculos de custos salariais em meio a processos de produção industriais; acrescentando o conhecimento a importância da análise gerencial de custos, parâmetros de lucratividade e equilíbrio financeiro.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
A contabilidade de custos nasceu juntamente com o advento da Revolução Industrial, ate então só existia a Contabilidade Financeira que era própria para Era Mercantilista; com o crescimento das empresas industriais voltando à análise dos gastos realizados pela entidade no decorrer de suas operações. Surgiu para resolver os problemas para levantamento dos estoques e apuração do resultado.
Com o passar dos tempos foram surgindo grandes corporações, inclusive de multinacionais que necessitavam de estabelecer teorias e praticas contábeis que permitissem correta interpretação de informação, onde seus interessados pudessem ter acesso claro e confiável em qualquer parte do mundo.
A contabilidade de Custos acabou por passar nessas ultimas décadas de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais para importante arma de controle e decisão gerenciais.
Conceito e Classificação de Custos:
Custos são gastos que a empresa realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando ou apenas revendendo, e o de cumprir com o um serviço contratado. Uma diferença básica para a despesa é que "custo" traz um retorno financeiro e pertence à atividade-fim, pela qual a empresa foi criada. Já despesa é um gasto com a atividade-meio e não gera retorno financeiro, apenas propicia um certo "conforto" ou funcionalidade ao ambiente empresarial.
Custos industriais geralmente são: matéria prima, energia consumida (eletricidade e/ou combustíveis), água consumida, materiais industriais diversos, mão de obra, depreciação dos itens imobilizados de produção, entre outros.
Alguns custos são facilmente identificáveis aos produtos, outros são comuns a vários produtos. Alguns acompanham o volume de produção ou vendas, outros não tem nada a ver com o volume de produção ou vendas.
Os principais tipos de Custos são: Custo Direto e Indireto, Fixo Ou Variável
Custo Direto e Indireto:
Direto: são aqueles que podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, devem ser identificados especificamente para cada produto.
Exemplo: matéria-prima e mão-de-obra.
Indireto: são aqueles que não podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, são passíveis de rateio para que possam integrar a cada produto.
Exemplo: Gastos Gerais de Fabricação (aluguéis, salário
...