Conceitos Sociológicos
Ensaios: Conceitos Sociológicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danieserginho • 5/6/2013 • 937 Palavras (4 Páginas) • 375 Visualizações
SOCIÓLOGOS
Augusto Comte (1798-1857)
"Conhecimento é poder."
- Quem foi?
Augusto Comte foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. É considerado o criador do Positivismo e da disciplina Sociologia.
- Principais realizações:
• Criou a disciplina Sociologia;
• Criou a corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo:
- O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Não considerando assim, os conhecimentos ligados às crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.
• Idealizou o conceito político da Lei dos Três Estados;
- Para Comte "as ideias conduzem e transformam o mundo" e é a evolução da inteligência humana que comanda o desenrolar da história. Para isso o espírito humano passa por três Estados (Três formas de concepção da realidade):
Teológico ou Fictício: os fenômenos são explicados através de vontades de seres sobrenaturais e/ou transcendentais. O Estado Teológico pode ser dividido em 3 fases progressivas:
- Animismo: também chamado de fetichismo, se caracteriza por dar aos objetos concretos da natureza vida e vontade própria, semelhantes a dos seres humanos.
- Politeísmo: a vontade dos deuses possui controle absoluto sobre todas as coisas.
- Monoteísmo: a vontade do Deus (único) controla todas as coisas e todos os acontecimentos.
Metafísico: Os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas e/ou entidades abstratas. As abstrações personificadas substituem as vontades sobrenaturais.
Positivo: O espírito humano renuncia a busca das causas primárias e dos fins últimos. As causas absolutas (os porquês) e os fins (finalidades últimas) por serem inacessíveis ao exame científico são substituídos pelo estudo e descobertas das Leis Naturais que explicam como os fenômenos ocorrem.
Emile Durkheim (1858-1917)
“Nosso egoísmo é, em grande parte, produto da sociedade.”
- Quem foi?
Émile Durkheim grande sociólogo francês, considerado um dos pais da sociologia moderna.
- Principais realizações:
• Para Durkheim, a Sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como encontrar remédios para a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais e patológicos, isto é, saudáveis e doentios.
• Durkheim considera um fato social como normal quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou sua evolução.
• A consciência coletiva não se baseia na consciência dos indivíduos singulares ou de grupos específicos, mas está espalhada por toda a sociedade. Ela revela o tipo da sociedade, que não seria apenas o produto das consciências individuais, mas algo diferente, que se imporia aos indivíduos e perduraria através das gerações.
Max Weber (1864-1920)
“A Sociologia é compreensiva”
- Quem foi?
Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. É considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno
- Principais Realizações:
• Ação social:
A sociedade em Weber é vista como um conjunto de esferas autônomas que dão sentido às ações individuais. Mas só o indivíduo é capaz de realizar ações sociais. A ação social é uma ação cujo sentido é orientado para o outro.
Para Weber há quatro tipos de ação social:
1 – ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado;
2 – ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais;
3 – racional com relação a valores: determinada pela crença
...