Conhecimento: Comentário
Abstract: Conhecimento: Comentário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JoseMarialavras • 28/11/2013 • Abstract • 794 Palavras (4 Páginas) • 318 Visualizações
Título do Texto: Conhecimento
Referência:
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009, p. 11-20.
PAG CITAÇÃO COMENTÁRIO
11 “Sócrates, [...] declara ter a qualidade de ajudar a ‘dar à luz’ [...] os espíritos – isto é, de contribuir para que cada qual encontre a verdade através das suas próprias forças, sem que lhe seja ensinada ou transmitida.” A maiêutica é o processo para aquisição do verdadeiro conhecimento, criado por Sócrates, baseado na dialética e constituído de argumentação e contra-argumentação, visando a uma autorreflaxão.
12 “Para Sócrates, só ocorre o verdadeiro conhecimento, [...], se o indivíduo voltar-se para si próprio e reconhecer suas limitações, [...]”.
Ele acreditava que somente através do entendimento de si próprio, do mais profundo do seu âmago, é que o indivíduo adquire conhecimento.
12 “A expressão era do conhecimento tem sido utilizada para caracterizar o modo de viver da sociedade pós-industrial, após a metade do século XX.” Isto não significa dizer que o homem somente adquiriu conhecimento após a industrialização, pois em todas as épocas, mesmo as mais remotas, ele sempre o deteve.
13 “O homem, ao contrário do animal, não está no mundo apenas vivendo-o; ele vive e modifica o mundo à sua volta.” Utilizando-se de experimentações, de instrumento e de técnicas, o homem, por ser detentor da razão, vai adquirindo e ao mesmo tempo transmitindo conhecimentos.
13 “O conhecimento pressupõe um sentido mais profundo que o de informação. É a informação mais valiosa, pois alguém deu a ela um contexto, significado, interpretação.” Em síntese, se trata de um idealismo interior, pessoal, acerca de algo ou alguma coisa que fora experimentado ou vivenciado por alguém.
14 “Conhecimento tácito, [...], pode ser definido como sendo a forma pessoal, individual com que cada pessoa interpreta a realidade que a cerca.” Representa expressões ou fatos provocados de maneira externa, mas que fora determinado de forma interna, através da sua própria arte de viver.
14 “[...] conhecimento explícito [...] significa que a experiência do indivíduo, tanto histórica como biográfica, pode ser objetivada, conservada e acumulada, através do veículo da informação.” É explicitado para o social e utilizado pelo indivíduo na sua vida cotidiana, sendo transmitido de uma geração para outra, através da convivência com seus pares.
15 “O conhecimento dogmático e, [...], o conjunto de verdades que as pessoas interiorizam, [...], não com o auxílio da inteligência, mas mediante a aceitação da revelação divina.” É constituído de forma opcional pelo indivíduo que procura informações junto a quem conhece e perante a quem se tem confiança; podendo ser explicado através das doutrinas religiosas e não pela prática da comprovação científica.
15 “[...] conhecimento empírico pressupões como verdade aquilo que se experimenta, com que se convive.”
É construído pelo senso comum, de forma não sistematizada e não metódica, sendo obtido por acaso, através da interação social vivida no dia-a-dia.
16 “Conhecer filosoficamente um objeto é questionar sua origem, realidade e destinação. [...], tentando criar uma imagem ideal dele, como ele deveria ser, a partir do levantamento de suas características, formas e funções.” Nesse contexto, o
...