Contabilidade Comercial
Por: DiegoPatolino • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.571 Palavras (15 Páginas) • 199 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...................................... 5
2 DESENVOLVIMENTO ...................................... 6
2.1 CONTABILIDADE COMERCIAL ...................................... 6
2.1.1 Especificidade e percentual das empresas ...................................... 6
2.1.2 Impostos ...................................... 8
2.2 ESCRITURAÇÃO ...................................... 8
2.2.1 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ...................................... 10
2.4 ESTRESSE VERSYS SINDROME BURMOUT ...................................... 11
2.5 RACIONALIDADE, AUTORIDADE E BUROCRACIA .................................. 13
CONCLUSÃO ...................................... 15
REFERENCIAS ...................................... 16
RESUMO
O trabalho apresenta, a real importância da Contabilidade Comercial no mundo globalizado, bem como trazer à tona seu principal objetivo, que é medir o patrimônio comercial, ou seja, todos os bens, direitos e obrigações a cumprir da sociedade empresarial, como a escrituração contábil, mostra que ao utilizar a contabilidade, ainda que apenas a contabilidade gerencial, que é a base de uma administração segura, os casos de sucesso e de “sobrevivência” dessas empresas aumentaria de maneira significativa, alem de possibilitar um melhor acompanhamento do desempenho do negócio.
Palavras-chave: contabilidade comercial, atribuições, legislação.
ABSTRACT
The paper presents the real importance of Commercial Accounting in the globalized world and to bring out their main goal, which is to measure the commercial assets, ie all assets, rights and obligations to fulfill the company business, such as bookkeeping shows that by using the accounting, if only management accounting, which is the basis for safe administration, success stories and "survival" of these companies would increase significantly, in addition to allowing better monitoring of business performance .
Keywords: business accounting, assignments, legislation
INTRODUÇÃO
A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial. Os dados que são fornecidos pela empresa servirão de base para analise de futuras decisões.
Também se observam alguns conceitos de Contabilidade comercial através de alguns autores como: FRANCO (1997) que destaca a Contabilidade Comercial como a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades. Para ORRÚ (1990) Contabilidade Comercial é a ciência que estuda e controla o patrimônio das empresas.
A Contabilidade Comercial é exercida pelas pessoas que exploram atividades que objetivam o lucro e pode ser dividida em: Contabilidade Mercantil, Contabilidade Industrial e Contabilidade de serviços, onde são analisados tópicos importantes como noções de comércio, sociedades comerciais entre outras.
As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.
O contexto a seguir tem como objetivo demonstrar as reflexões desse tema em torno da área comercial e empresarial no Brasil. Sempre observando os seus principais fatores de ocorrência
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONTABILIDADE COMERCIAL
O objetivo da contabilidade é fornecer informações que auxiliem na tomada de decisão, sendo esse o maior da ciência contábil.
Segundo Iudícibus (1994), o objetivo da contabilidade, é fornecer informação econômica relevante para que cada usuário possa tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança. A partir da contabilidade, o usuário possui parâmetros para definir suas projeções, tomar decisões com a segurança necessária e baseada em fatores confiáveis.
Para poder trabalhar de maneira efetiva, as pessoas em uma organização precisam constantemente de informação a respeito do montante de recursos envolvidos e utilizados. Não existe possibilidade de a empresa funcionar e cumprir sua missão sem um sistema de informação que possa fornecer dados que a todo instante se fazem necessários, tendo em vista a continuidade do negócio e o fato da dinâmica das informações. (CHING, 2003)
Nesse aspecto, a contabilidade assume seu papel principal, ou seja, o de apoiar o gestor em suas decisões, e dar maior segurança aos seus julgamentos. (IUDICIUS, 1994).
2.1.1 Especificidade e Percentual das empresas
No Brasil, o segmento das micros e pequenas empresas (MPE) têm fundamental importância no ambiente econômico, pois de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa aproximadamente 67% (sessenta e sete por cento) do pessoal ocupado, 25% (vinte e cinco por cento) do produto interno bruto (PIB), 99% (noventa e nove por cento) dos 6.000.000 (seis milhões) de estabelecimentos formais existentes e geram 14.000.000 (catorze milhões) de empregos.
Em pesquisas realizadas pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) no período de 1990 a 1999 um percentual de mais de 55% (cinqüenta e cinco por cento) das empresas que foram constituídas são micro
empresas. Porém, mais da metade de todas as MPE abertas a cada ano estarão fechadas no terceiro ano de atividade, sendo a falta de capital de giro e a carga tributária elevada os maiores causadores dessa situação. O grande número
...