Contexto Empresalarial
Artigo: Contexto Empresalarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: osodrak • 16/5/2014 • 5.104 Palavras (21 Páginas) • 169 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho veremos qual o papel de um administrador, suas principais atividades e como elas estão divididas na organização, como o seu domínio pode influenciar no desenvolvimento da empresa. Encontraremos também o objeto principal da Contabilidade e como esta dividido e classificado, origens de recursos e seu emprego nas organizações, onde consegui-los, como consegui-los e qual é o mais viável dependendo do porte da empresa. Como é importante fazer a analise de mercado antes de qualquer projeção de empresa, para evitar riscos e saber exatamente o melhor produto ou serviço a oferecer e para quem oferecer. Como a disponibilidade de um bem ou serviço ou a procura por ele, como a concorrência, a disputa de mercado podem influenciar os preços. E o compromisso da empresa perante a sociedade e o meio ambiente.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Ser administrador não é tarefa fácil, requer esforço, dedicação e aprimoramento contínuo. Ser administrador é servir, é liderar, é incentivar, é saber ouvir, é saber se expressar claramente e objetivamente, é saber tomar decisões rápidas e eficazes, e principalmente, saber valorizar a equipe, o ser humano, as pessoas nas suas características individuais.
Para administrar uma empresa ou organização o administrador precisa estar apto a desenvolver uma serie de ações que a levem a atingir um objetivo. Para atingir esse objetivo o administrador deverá utilizar recursos humanos, matérias e financeiros numa ação ordenada das chamadas funções administrativas: PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR e CONTROLAR. Ao contrário das funções técnicas, que são diferentes conforme as particularidades de cada empresa, as funções administrativas se aplicam sem exceção a qualquer tipo de organização.
As funções planejamento, organização, direção e controle sintetizam as principais responsabilidades do gestor em uma organização. E ajudam a compreender seu papel na organização.
2.1.1 PLANEJAMENTO
Para ser bem sucedido o administrador após tomar uma decisão e de transformá-la em uma ação, deve fazer o planejamento.
Planejar é definir objetivos, verificar o estado atual das coisas, desenvolver premissas sobre condições futuras, identificar meios para alcançar os objetivos e programar os planos de ações necessárias.
Considerada a principal função administrativa, pois através dela a organização ou empresa ira se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras e serve de base para as demais funções. Fundamentado nos objetivos definidos pelas organizações o planejamento envolve três níveis: ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL.
2.1.1.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Antes de analisar o conceito de planejamento estratégico, vamos entender o que o termo estratégico significa.
Palavra de origem grega possui varias definições, uma delas é que se referia ao general do Comando do Exercito, foi no cenária da guerra que a palavra ganhou o conceito que temos hoje: Pensar no futuro, tomar decisões com bases num objetivo ao qual se deseja alcançar.
Sendo assim no planejamento estratégico são tomadas as decisões de acordo com o objetivo da empresa, aonde ela quer chegar, em que mercado deseja atuar (interno/externo), suas intenções de expandi - se e de estabilidade financeira.
São planejamentos que tem como características: Longos prazos; Envolve a empresa em uma totalidade, pois envolve todas as áreas de atividades da empresa; Corresponde ao plano maior da empresa onde os demais planos estão subordinados; Esta relacionada ao sucesso da empresa, pois é o resultado traçado pela empresa para alcançar seus objetivos.
2.1.1.2 PLANEJAMENTO TÁTICO
Subordinado ao planejamento estratégico, o planejamento tático e desenvolvido pelas áreas de atividades da empresa transformando o planejamento estratégico em planos mais específicos, visando obter os resultados traçados.
São planejamentos que tem como características: Médios prazos, geralmente correspondem ao período anual da empresa (12 meses); Envolve cada área de atividade ou departamento da empresa, preocupando em atingir os objetivos de cada área através de seus recursos; Corresponde ao desenvolvimento interno da empresa.
2.1.1.3 PLANEJAMENTO OPERACIONAL
É o planejamento que corresponde a cada tarefa ou atividade operacional desenvolvida na empresa, caracterizado: Por prazos curtos, normalmente lida com o cotidiano da empresa, com a rotina desenvolvida; Envolve cada tarefa individualmente, preocupa - se com metas especificas; É voltado para a eficiência, na execução das tarefas ou atividades, fazer bem feito e corretamente, isso compõe a chamada excelência operacional.
Planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações, os três níveis de planejamento são interligados e devem se apoiar para o sucesso da empresa.
2.1.2 ORGANIZAÇÃO
Normalmente em nossos lares, temos cada coisa no seu devido lugar, na sala, cozinha, quarto, tudo é organizado de maneira lógica e racional. Também nas empresas as pessoas, os equipamentos e todos os recursos empresariais são alocados de acordo com as suas funções, de uma maneira lógica e racional. O papel da Organização Administrativa é exatamente alocar, agrupar, reunir, dividir o trabalho, especializar, para que as atividades sejam executadas da melhor forma possível para atingir os objetivos da empresa.
O agrupamento das atividades envolve a reunião de pessoas e recursos empresariais sob a autorização de um chefe. A Organização precisa lidar com pessoas, órgãos e relações de autoridade e responsabilidade. Para que os objetivos sejam alcançados, os planos executados e as pessoas possam trabalhar eficientemente, as atividades precisam ser adequadamente agrupadas e a autoridade conveniente distribuída.
2.1.3 DIREÇÃO
Quando pensamos na palavra direção, logo nos vem à mente a idéia de conduzir, guiar algo ou alguém onde se deseja chegar. Na administração também é assim.
Uma vez definido o planejamento e estabelecido à organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. A direção é a função administrativa que se refere ás relações dos administradores com seus subordinados. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados
...