Contexto sócio-político Dos Anos 40:
Casos: Contexto sócio-político Dos Anos 40:. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thonymouse • 10/11/2014 • 348 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
Contexto sócio-político dos anos 40:
O governo brasileiro usa um discurso para mobilizar a população quanto ao esforço requerido pela guerra; apesar da expansão industrial, decresce o salário real; pioram as condições de vida, aumenta-se o ritmo do trabalho e intensifica-se a exploração; exarceba-se a impopularidade do governo, ocorrendo o fortalecimento da oposição e o reaparecimento do movimento operário.
Getúlio Vargas ao considerar a conjuntura internacional e nacional busca adesão do movimento popular democrático e antifascista, objetivando manter em sua essência, o modelo de dominação. Estrategicamente afrouxa os mecanismos de controle social (ele é deposto em 1945).
A implantação e desenvolvimento das grandes instituições sociais e assistenciais (que se dá na década de 40) criarão as condições para a existência de um crescente mercado de trabalho,... permitindo um desenvolvimento rápido de ensino especializado do Serviço Social. Nesse processo ocorre a legitimação e a institucionalização da profissão.
- LBA (1942 – Engajamento do Brasil na 2ª Guerra Mundial): rentabilidade política para o governo diante do que o “ esforço de guerra” iria propiciar.
Sua criação se deu a partir da iniciativa privada, sendo posteriormente, encampada pelo governo.
Organizada em todo o território nacional. Essa instituição passou a ser responsável por toda estrutura assistencial do governo (programas de creche, para idosos, gestante, etc).
- SENAI (1942 - empreendimento que visava a necessidade crescente de qualificação da mão-de-obra exigida pela industria. A formação anteriormente dava-se no interior das empresas ou através da importação de mão-de-obra. É aqui que podemos situar a iniciativa da atuação coletiva do empresariado, a estratégia aqui utilizada consistia em articular a violência simbólica do sistema escolar e a coerção e autoritarismo das unidades de produção.
As atividades desenvolvidas eram: saúde bucal e geral, alimentação, asseio corporal, fornecimento de sopa, leite, organização de colônia de férias, dentistas, mediadas assistenciais e educativas.
- SESI (1946) – objetivos: estudar, planejar e executar medidas que contribuam para o bem estar do trabalhador na indústria, “visando a valorização do homem e os incentivos à atividade produtora” (bem estar voltado ao incremento da produtividade). Sendo assim, extrapola-se o controle interno que ocorre nas unidades fabris para o cotidiano da vida dos proletários.
...