Contribuições Da Economia
Monografias: Contribuições Da Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jercilane • 18/10/2013 • 915 Palavras (4 Páginas) • 235 Visualizações
7 OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO PARA LUCRAR COM A CLASSE C
09/02/2011
Preço, qualidade e atendimento
São Paulo – Com potencial de consumo de 881,2 bilhões de reais em 2010 – maior do que o de qualquer outra faixa de renda –, e perspectiva de crescimento continuo nos próximos anos, a classe C se tornou a menina dos olhos de empresas de todos os portes e ramos. Mas também há espaço para os pequenos e médios empresários conquistarem uma fatia deste bolo. Com a ajuda de três especialistas – Luciana Aguiar, da Plano CDE; Renato Meirelles, da Data Popular; e Luiz Goes, da GS&MD – Gouvêa de Souza – listamos as áreas que apresentam oportunidades de negócios para o empreendedor que também quer pegar carona no boom do segmento. Para quem quer conquistar este público, a dica é não focar apenas em preço – que ainda é um fator importante, junto com facilidade de pagamento –, mas também em qualidade e atendimento. “É um consumidor que não quer ser desqualificado. Ele quer economizar, mas não ao custo de abrir mão da qualidade”, destaca Luciana. “Tem que ter muito foco no atendimento, esse é o diferencial competitivo”, acrescenta Meirelles.
Educação
Na área de educação, o público classe C deverá buscar principalmente cursos profissionalizantes, de informática e de idiomas. “São cursos que dão melhor acesso ao mercado de trabalho, em geral”, diz Luciana.
Saúde
As clínicas que oferecem serviços médicos de média complexidade, como consultas e tratamentos básicos, a preços acessíveis também estão em alta.
Beleza
O mercado da beleza também desponta como uma grande celeiro de oportunidades de negócios juntos às mulheres de classe C
Moda
A preocupação com a aparência entre as mulheres da classe C não pára nos tratamentos estéticos. Elas também querem se vestir cada vez melhor. Segundo a Data Popular, 42% delas afirmam que se preocupam em estar em dia com a moda. Durante uma pesquisa realizada pela consultoria em novembro do ano passado, mais da metade das mulheres de classe entrevistadas haviam feito compras de bolsas e sapatos, bijuterias e acessórios nos 30 dias anteriores. . “Elas estão indo para o mercado de trabalho e acham que quanto melhor sua aparência, maiores são as chances de sucesso – o que faz muito sentido, já que a maioria trabalha com vendas”, explica Meirelles. Segundo dados da consultoria, as jovens da classe C gastam 71% dos seus salários com roupas e acessórios.
Alimentação fora de casa
A alimentação fora de casa também entra cada vez mais no cardápio de consumo da classe C. Segundo dados da GS&MD – Gouvêa de Souza, mais de 30% dos gastos dos brasileiros com alimentação são destinados a serviços de entrega ou refeições fora de casa, número que vem crescendo com o impulso deste novo consumidor.
As áreas mais promissoras para abrir um negócio em 2011
São Paulo – Com o frenesi que a Copa do Mundo e a Olimpíada já estão provocando no país, algumas área estão aquecidas e podem ser promissoras para o desenvolvimento de novos negócios. Um estudo feito pelo Programa de Estudos do Futuro da Fundação de Instituto de Administração (Profuturo/FIA) indicou que há uma expectativa geral de aumento da participação das atividades empreendedoras e o setor de serviços deve ser o que vai render os melhores negócios nos próximos 20 anos.
1. Serviços
Tortorella ressalta que, mesmo sem os grandes
...